Em ação, gavião-pernilongo caça comida de forma curiosa no Pantanal


No coração do Pantanal mato-grossense, onde as águas se encontram e a vida selvagem segue intocada, um morador elegante chama a atenção: o gavião-pernilongo (Geranospiza caerulescens).

Com suas pernas longas e voo preciso, essa ave de rapina desfila sua beleza no Parque Estadual Encontro das Águas, em Poconé, a 104 km de Cuiabá.

Ave pode ultrapassar 1 metro. (Foto: Reprodução)

O nome já entrega seu diferencial – as pernas alongadas, que lhe permitem caçar em lugares onde outras aves não chegariam. Equilibrando-se com as asas e usando suas “pernas de pau” com maestria, ele persegue presas escondidas em vegetações densas e terrenos pantanosos.

Medindo entre 43 e 50 cm de comprimento e com envergadura que pode ultrapassar 1 metro, o gavião-pernilongo é um espetáculo da natureza. Veja o vídeo:

O registro foi feito pelo biólogo e mestre em ecologia Gustavo Gaspari, que capturou um momento único desse predador em seu habitat. Mais do que uma simples imagem, a foto revela a harmonia no ecossistema pantaneiro.

Quem visita o Parque Encontro das Águas pode se surpreender com a presença discreta, porém marcante, desse gavião que é encontrado desde México até a Argentina e Uruguai, incluindo todo o Brasil.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Mato Grosso anuncia concurso com 1.500 vagas para professores

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) anunciou nesta terça-feira (1) a abertura de concurso…

mulher é presa após ser internada para tratar tuberculose

Uma mulher, de 25 anos, foi presa em Peixoto de Azevedo (670 km de Cuiabá),…

Suspeitos são indiciados após furto de celulares e prejuízo de R$ 100 mil

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) indiciou quatro homens e uma mulher, com idades…