O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (23) que os esforços dos EUA para garantir um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia estão “esperançosamente em andamento”, mas não deu maiores detalhes.
“É muito importante fazer isso. Está uma enorme matança, é hora de acabar com isso”, declarou ele no Fórum Econômico Mundial em Davos, onde participa por meio de uma conferência de vídeo. “Milhões de soldados estão sendo mortos.”
Na medida em que a guerra se aproxima do quarto ano, autoridades ocidentais avaliam que as ações da linha de frente da Rússia somam até 1.500 mortes e ferimentos por dia, com um número de baixas que se aproxima de 700 mil, de acordo com o Ministério da Defesa do Reino Unido. Autoridades dos EUA também estimaram há cerca de um ano que cerca de 70 mil soldados ucranianos foram mortos e quase o dobro desse número ficou ferido.
Anteriormente, Trump chegou a dizer que acabaria com a guerra na Ucrânia em um dia.
Mais recentemente, o presidente declarou que tenta marcar uma ligação com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para discutir uma possível reunião pessoal.
Trump criticou Putin ao falar com repórteres no Salão Oval na segunda-feira (20), dizendo que o líder russo “não está indo muito bem”. Esses comentários são um afastamento da retórica tipicamente elogiosa que Trump tem para o governante russo.