As chuvas isoladas que caíram no último final de semana, trouxeram alívio após os mato-grossenses terem passado meses suportando as altas temperaturas e centenas de focos de incêndio. No entanto, os ventos fortes trouxeram impactos para a rede de distribuição elétrica.
A concessionária de energia informou, nesta segunda-feira (16), que os temporais registrados em diversas cidades derrubaram cerca de 100 postes em dois dias (sábado e domingo), principalmente nas regiões de Sapezal e Brasnorte.
Em regiões abertas, as rajadas de vento chegaram acima de 60 km por hora. Mesmo que as estruturas das redes sejam construídas com materiais resistentes, a empresa afirma que há algumas recomendações para que a população não chegue perto dos postes ou da rede elétrica, até mesmo porque a água é um condutor elétrico natural pode provocar choques e acidentes mais sérios.
Dicas para dias chuvosos
- Não ligar equipamentos elétricos em tomadas instaladas em paredes úmidas;
- Não fazer manutenções durante a chuva, principalmente em telhados, correndo o risco de ser atingido por raios. Os equipamentos elétricos ligados à tomada também não devem ser manuseados em momentos de chuva, pois há chance de choque elétrico;
- Sempre desligar o disjuntor em casos de alagamento, curto-circuito ou princípio de incêndio dentro de casa;
- Evitar ficar perto de campos de futebol, piscinas, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros e locais elevados. Não encostar em grades e objetos metálicos, não se abrigar em lugares abertos, próximo de postes ou embaixo da fiação elétrica. Esses locais se tornam perigosos por causa do risco de descargas elétricas naturais;
- Em casos de objetos serem arremessados na rede elétrica por conta de ventos, a orientação é não aproximar e não tentar afastar a fiação.
-
Seca castiga Cuiabá: capital completa 5 meses sem chuvas
-
Ela chegou! Registros mostram chuvas em 2 cidades de MT: veja quais