Em meio à guerra de facções, MT desmembra Segurança e anuncia convocação de profissionais; veja mudanças

delegado victori hugo


O governador Mauro Mendes anunciou, nesta segunda-feira (25), a criação da Secretaria de Justiça de Mato Grosso, a partir do desmembramento da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).

Delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira (Foto: Reprodução)

A nova pasta será comandada pelo delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, que, atualmente, ocupa o cargo de diretor de Atividades Especiais da Polícia Civil.

A nova secretaria ficará responsável por todo o sistema penitenciário.

Na mesma coletiva, Mendes anunciou o programa Tolerância Zero ao Crime Organizado para conter a atuação das facções criminosas no Estado e afirmou que vai criar o Centro de Monitoramento Externo do Sistema Penitenciário, que contará com câmeras instaladas em todas as unidades penais do estado, garantindo maior controle e inteligência na gestão prisional.

No município com maior índice de violência de Mato Grosso, a guerra entre facções foi apontada pelo Observatório de Segurança, da Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp-MT), como ligada a 90% dos casos de homicídios que ocorreram em 2023, no município.

Tolerancia Zero ao Crime 2885
Coletiva com governador Mauro Mendes (Foto: Mayke Toscano)

Convocação de novos profissionais

O governador também anunciou outras medidas para fortalecer a segurança pública e o combate ao crime organizado em Mato Grosso, entre elas a nomeação de 339 profissionais, entre eles 94 novos policiais civis, incluindo 15 delegados substitutos, 23 escrivães e 56 investigadores, reforçando o efetivo para operações em todo o estado.

Outro destaque foi a nomeação de 55 policiais penais para atuação em diversos polos e a convocação de 245 militares para matrícula no curso de formação, sendo 200 deles soldados da Polícia Militar, ampliando a força de segurança no estado.

Mudança na estrutura

A estrutura da Polícia Judiciária Civil (PJC) também será alterada, com a criação de quatro delegacias especializadas no combate ao crime organizado, localizadas em Lucas do Rio Verde (DERF), Cuiabá, Cáceres e Sinop (DRACO/GCCO).

Para enfrentar o crime organizado, foi criado o Comitê Integrado de Combate ao Crime Organizado, que reúne membros do governo estadual e instituições parceiras, como a OAB-MT, Ministério Público e Tribunal de Justiça, promovendo uma atuação conjunta e estratégica.

As medidas visam modernizar a estrutura de segurança pública de Mato Grosso, aumentar a eficiência no combate à criminalidade e garantir mais proteção à população.

  1. Teve o celular roubado em MT? Projeto de segurança fará devolução de aparelhos

  2. Mais de 450 profissionais de segurança atuarão no 2º turno das eleições em MT

  3. Pacote do governo para segurança tem reforço na fronteira em MS, MT e PR





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Terça-feira de calor e tempo abafado em MT, aponta previsão

Esta terça-feira (26) deve ser de muito calor e tempo abafado em Cuiabá, segundo a…

Chanceler da Alemanha conquista nomeação do partido para buscar reeleição

O Partido Social-Democrata (SPD) da Alemanha oficializou o chanceler Olaf Scholz como seu principal candidato…

Veja imagens que registraram a morte de advogada em prédio em MG

A morte da advogada Carolina Magalhães, 40 anos, em junho de 2022, em Minas Gerais,…