No litoral sul de São Paulo, a cidade de Guarujá enfrenta fortes chuvas desde a última sexta-feira (31). Somente até a tarde deste sábado (1º), a cidade registrou 48,1 milímetros (mm) de chuva em fevereiro — o volume é quase 24% do total esperado para o mês (201,9mm).
A cidade recebeu um alerta severo e dois alertas extremos da Defesa Civil Estadual. Os alertas extremos orientaram a população de áreas de risco a evacuarem por risco de deslizamentos de terra.
Até a noite deste sábado (1º), seis pontos de deslizamento foram registrados e 40 pessoas foram retiradas preventivamente das residências e alojadas em casa de parentes e amigos. Um abrigo emergencial foi montado, onde estão outras 40 pessoas.
Além dos alertas emitidos no celular, pelo programa Cell Broadcast, o sistema de sirene acionada na Barreira do João Guarda.
Defesa Civil de São Paulo emitiu 7 alertas
A Defesa Civil de São Paulo emitiu alertas severos do Cell Broadcast para cinco regiões do Estado, desde a noite de sexta-feira (31) até este sábado (1º).
Além da cidade de São Paulo, receberam o alerta severo:
- ABC paulista
- Franco da Rocha
- Francisco Morato
- Guarujá
Para moradores do Guarujá, também foram emitidos dois alertas extremos.
Previsão indica mais chuvas
São Paulo deve enfrentar mais chuvas até este domingo (2). A capital e região metropolitana, além dos municípios das regiões da Baixada Santista, Vale do Paraíba, Litoral Norte, Sorocaba e Campinas, devem ser mais afetadas, de acordo com o monitoramento do instiuto.
Entre este sábado e domingo, são esperados acumulados elevados de chuva que superaram os 100mm no período de 24 horas, em cidades como Guarujá, São Paulo, Caieiras, Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Mogi das Cruzes e Franco da Rocha.