Embaixada do Brasil em Buenos Aires recebe pedidos para Argentina extraditar foragidos do 8 de janeiro


Quase 40 pedidos de extradição de investigados pelos ataques do 8 de janeiro já chegaram à embaixada do Brasil em Buenos Aires desde a manhã desta quarta-feira (16). Os pedidos estão sendo processados e serão encaminhados à chancelaria argentina.

A CNN apurou que os pedidos estão chegando aos poucos na embaixada em Buenos Aires, após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinar a extradição de 63 brasileiros considerados foragidos da Justiça por suposto envolvimento nos ataques de 8 de janeiro, que fugiram para a Argentina.

Procurada pela reportagem, a embaixada disse não poder comentar porque pedidos de extradição correm em segredo de Justiça.

Em junho, o governo do Brasil recebeu da Argentina uma lista com aproximadamente 60 nomes de procurados pela Justiça brasileira pelos atos de 8 de janeiro, que estavam em seu território. Na ocasião, a PF iniciou a elaboração do pedido de extradição enviado ao STF.

A informação foi encaminhada pelas autoridades argentinas em resposta ao pedido do STF com uma lista de 143 condenados pelos atos de 8 de janeiro que poderiam estar em território argentino.

Apesar da movimentação para a extradição, a maioria dos brasileiros solicitou refúgio na Argentina e, até que o processo seja aceito ou rejeitado pelas autoridades locais, eles não podem ser enviados ao Brasil.

Pelo menos 126 brasileiros solicitaram refúgio ao governo argentino entre janeiro e junho deste ano, segundo o Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). Em dezembro de 2023, nenhum brasileiro solicitava asilo na Argentina.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Putin assina lei que perdoa dívidas de recrutas na guerra contra a Ucrânia

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou uma lei neste sábado (23) que perdoa as dívidas…

Homem mata esposa na Ladeira Porto Geral, no Centro de SP

Um homem matou a própria esposa na Ladeira Porto Geral, próximo à Rua 25 de…

3 vítimas de acidente na Estrada da Guia permanecem internadas em Cuiabá

Três vítimas que ficaram feridas em acidente na Estrada da Guia, nesta sexta-feira (22), em…