Empreendedor e visionário, Ueze Zahran foi grande incentivador do esporte


Empresário, fundador da primeira engarrafadora e distribuidora de gás do Centro-Oeste, além de pioneiro de emissoras de televisão – em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso – Ueze Elias Zahran completaria 100 anos nesta quinta-feira (15).

Ueze Zahran, fundador do Grupo Zahran (Foto: Arquivo Pessoal)

E para te mostrar que a trajetória dele ultrapassa o ramo empresarial, o Primeira Página te conta como Ueze Zahran era um grande apaixonado por esporte e foi fundamental para alguns atletas, como no vôlei e futebol. Com a Copagaz ele patrocinou diferentes clubes, atletas e modalidades esportivas.

Futebol

A trajetória de Ueze Elias Zahran no esporte começou em 1943, quando, com 18 anos, ele e os amigos criaram um time de futebol chamado ECC (Esporte Clube Comercial), em Campo Grande. O time foi campeão estadual por nove vezes.

Ao longo do caminho, o empresário apoiou os times do Comercial, em Mato Grosso do Sul, tanto masculino quanto feminino. Depois, patrocinou o Mixto, na categoria feminina, em Mato Grosso.

A equipe de futebol ‘As Sereias da Vila’, time feminino do Santos FC, também recebeu patrocínio do grupo Zahran. Na época, o time contava com a Marta, que foi eleita por seis vezes a melhor jogadora do mundo.

Ueze Zahran patrocinou time femino em que Marta jogava. (Foto: Arquivo/TVCA)
Ueze Zahran patrocinou time femino em que Marta jogava. (Foto: Arquivo/TVCA)

Em uma entrevista, Ueze disse, na época, que Marta conseguiu “reavivar o futebol feminino do Brasil inteiro, que estava morto”.

Marta fazia parte do time feminino do Santos FC. (Foto: Arquivo/TVCA)
Marta fazia parte do time feminino do Santos FC. (Foto: Arquivo/TVCA)

Anos mais tarde, Zahran patrocinou o então jogador e o time do São Paulo FC, Luis Fabiano.

Ueze Zahran e o jogador Luis Fabiano. (Foto: TVCA/ Reprodução)
Ueze Zahran e o jogador Luis Fabiano. (Foto: TVCA/ Reprodução)

Pensa que acabou? O Cuiabá Esporte Clube foi outro time que contou com o apoio do empresário sul-mato-grossense, após patrocínio que possibilitou a entrada do Dourado na disputa pela Série B do Campeonato Brasileiro, em 2019.

Vôlei

Outra marca deixada por Zahran no esporte foi por meio do campeão olímpico de vôlei, Pampa.

O ex-atleta, que já faleceu vítima de um linfoma, também foi campeão da Copa do Brasil pela Copagaz, time campo-grandense de vôlei. 

Em 1984, Pampa vestiu a camisa 12, que se tornaria sua marca registrada na Seleção Brasileira de Vôlei. Junto dos outros jogadores, a estrela da modalidade lotou ginásios de Campo Grande.

UEZE 1
Pampa vestia camiseta 12 na Seleção Brasileira de Vôlei. (Foto: Arthur Mário Medeiros de Ramalho)

No mesmo ano, o time foi campeão da Copa do Brasil, e na temporada seguinte, em 1986, o Copagaz foi finalista de um campeonato de mesmo peso à Superliga.

Além disso, Pampa jogou em vários outros clubes brasileiros, chegando a seguir carreira no exterior, atuando no Lazio e Napoli, na Itália, além do Nec/Osaka, no Japão.

Em 1991, foi medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos pelo Brasil.

Mais tarde, veio a consagração na Seleção Brasileira ao conquistar o título olímpico de 1992 e a medalha de ouro na Liga Mundial, em Barcelona.

Corrida de Reis

Tradição entre os atletas mato-grossenses, a Corrida Reis foi abraçada por Zahran em 1985. Anos mais tarde, a prova foi reconhecida como a maior corrida de rua do Centro-Oeste.

Inscrições para Corrida de Reis 2024 começam às 8h​ desta segunda-feira (13). (Foto: Reprodução)
Corrida de Reis (Foto: Reprodução/TVCA)

Carregou tocha

Em 2007, Ueze Zahran viveu um dos momentos mais marcantes da sua história com o esporte. Foi convidado a carregar a tocha dos Jogos Pan-Americanos pelas ruas de Cuiabá, um reconhecimento ao empresário que tanto contribuiu para o desenvolvimento do Centro-Oeste.

(Foto: TVCA/Reprodução)
(Foto: TVCA/Reprodução)
Ueze Zahran carregando a tocha, em 2007. (Foto: TVCA/ Reprodução)
Ueze Zahran carregando a tocha, em 2007. (Foto: TVCA/ Reprodução)

Hipismo

O hipismo era outra grande paixão de Zahran, que começou a criação da raça árabe na década de 1990 na fazenda Chaparral, em Campo Grande.

Os primeiros animais foram comprados da Califórnia, nos Estados Unidos, e deram origem ao Hara El Zahran.

Assim, ele se tornou um dos maiores criadores do cavalo árabe no Centro-Oeste e, do haras, saíram diversos campões – como o cavalo Balutt – de linhagem egípcia.

Cavalos de linhagem árabe no haras de Zahran. (Foto: MT Rural)
Cavalos de linhagem árabe no haras de Zahran. (Foto: MT Rural)

Em 2003, o haras foi aberto ao esporte, sediando uma etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre.

Ueze Zahran montado no cavalo Ballut. (Foto: Arquivo Pessoal)
Ueze Zahran montado no cavalo Ballut. (Foto: Arquivo Pessoal)

Em julho deste ano, o Jockey Club de Bela Vista, a 323 quilômetros de Campo Grande (MS), homenageou o empresário. Foi a 10ª edição do GP (Grande Prêmio) Internacional da cidade fronteiriça.

Trajetória de Ueze Zahran

Nascido em Bela Vista, em Mato Grosso do Sul, Ueze Zahran foi um dos líderes empresariais mais influentes na região Centro-Oeste, deixando um legado de empreendedorismo e responsabilidade social e ambiental.

Em 1955, em Campo Grande (MS), Ueze criou a Copagaz, primeira distribuidora de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) do Centro-Oeste.

Zahran deixou marcas na comunicação, na distrubição de GLP e no esporte. (Foto: TV Morena/Reprodução)
Zahran deixou marcas na comunicação, na distrubição de GLP e no esporte. (Foto: TV Morena/Reprodução)

Em 1965, com os irmãos, inaugurou a TV Morena, em Campo Grande – primeira emissora de Mato Grosso, antes da divisão do estado – e, dois anos depois, a TV Centro América, em Cuiabá, dando início à Rede Matogrossense de Televisão, hoje RMC (Rede Matogrossense de Comunicação).

ZAHRAN ESPORTE
Lucila e Ueze Zahran (Foto: Arquivo Pessoal)

Já em 1998, com a esposa Lucila Zahran, o empresário também criou a Fundação Ueze Zahran, que desenvolve ações sociais, com a promoção de projetos educativos, culturais, ambientais entre outros, a fim de diminuir as desigualdades sociais.

Fundador do Grupo Zahran, o empresário Ueze Elias Zahran faleceu aos 94 anos, no dia 27 de dezembro de 2018, em São Paulo.

  1. Ueze Zahran: 100 anos do empresário que transformou sonho em trajetória de sucesso





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Vai ficar a pé? Veículos apreendidos têm 10 dias para resgate no Detran

O Detran-MS informou que os proprietários de veículos em Campo Grande e Dourados têm um…

Ucrânia diz que míssil hipersônico disparado pela Rússia voou por 15 minutos

O míssil hipersônico russo, que atingiu a cidade ucraniana de Dnipro, na quinta-feira (21) voou…

Serial killer de Alagoas é indiciado pela quarta vez; vítimas podem chegar a 18

A Polícia Civil de Alagoas concluiu mais um inquérito sobre os crimes atribuídos ao serial…