Dia 24 e restou o mês ao fim do salário? Calma! Trabalhadores que cumprem regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e não antecipou o recebimento da parcela do 13° salário, terão um dinheirinho extra na conta até a próxima sexta-feira (29).
Isso porque empregadores que optaram por pagar o décimo em duas parcelas, têm até 30 de novembro para liquidar a primeira parte do pagamento aos funcionários. Como este ano a data caí em um sábado, por lei, deve haver antecipação para dia útil mais próximo.
-
Empresas têm até dia 30 de novembro para pagar 1ª parcela do 13°
Segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) cerca de R$ 321,4 bilhões serão injetados na economia somente este ano diante do salário extra total. A média por brasileiro fica em R$ 3 mil.
A segunda parcela, também de acordo com assegurado por lei, deve ser depositada até 20 de dezembro. Vale ressaltar que trabalhadores que estão em licença médica ou maternidade têm direito ao pagamento.
Aos que foram contratados há menos de um ano, o 13° salário é calculado com base nos meses já trabalhados.
Ficam de fora das datas os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que já receberam em abril e junho deste ano o dinheiro.