Empurrado no portão, estudante quase não entra no local de provas do Enem em Cuiabá


Pense num sufoco! Um estudante chegou correndo ao local de provas do Enem 2024, na manhã deste domingo (3), em Cuiabá, e só conseguiu entrar após ser empurrado por baixo do portão, no último segundo. Veja abaixo o momento:

Como é possível ver no vídeo acima, o estudante chega correndo ao local, passa pelo corredor de pessoas que estavam apoiando a entrada dos candidatos e recebe um empurrão como ajuda para passar por baixo do portão que já estava a centímetros de ser totalmente fechado.

Às 11h, os portões dos locais de prova foram abertos na Capital mato-grossense e foram fechados às 12h, horário local.

Só em Cuiabá, mais de 18 mil candidatos devem fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio na tarde deste domingo.

Apesar desse sufoco, outros estudantes se programaram e chegaram cerca de duas horas antes do horário de abertura dos portões no local de prova em Cuiabá.

Chegaram cedo!

Nervosismo, ansiedade, medo de perder o ônibus ou “virar meme” estão entre as justificativas de alguns deles para a chegada adiantada.

Apesar disso, a Ana Júlia Ferreira, de 18 anos, chegou ao local de prova, em uma universidade no bairro Jardim Europa, por volta das 9h20. Segundo a estudante, a chegada adiantada foi por “medo de virar meme” nas redes sociais caso perdesse os ônibus e se atrasasse.

À reportagem, ela contou, ainda, que esta é a primeira vez fazendo o Enem e que o objetivo é uma vaga no curso de Letras da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso).

Ana Júlia Ferreira, de 18 anos, vai fazer o Enem. (Foto: Stephane Gomes)

Quem também chegou cedo foi a Clarissa Porto, de 18 anos. Ela contou com carona do pai para fazer a prova pela primeira vez e afirmou que o sentimento é de nervosismo, que aumentou ao ver a quantidade de alunos no local de prova.

Clarissa Porto, de 18 anos. (Foto: Stephane Gomes)v
Clarissa Porto, de 18 anos, quer cursar Geologia. (Foto: Stephane Gomes)

E esse nervosismo e apreensão também afeta quem já conhece a sensação de fazer o Enem. É o caso da Eduarda de Miranda, de 19 anos, que faz o Exame Nacional pela 3ª vez, com objetivo de trocar de faculdade para continuar cursando Psicologia.

Enquanto aguardava no local de prova, ela estava lendo e tentando memorizar a Constituição Brasileira de 1988, que pode, segundo ela, ser útil para a redação.

Eduarda de Miranda, de 19 anos, faz o Enem pela 3ª vez. (Foto: Stephane Gomes)v
Eduarda de Miranda, de 19 anos, faz o Enem pela 3ª vez. (Foto: Stephane Gomes)

1º dia de provas do Enem

Neste domingo, os estudantes responderão a 45 questões de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira – espanhol ou inglês, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação), mais 45 de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e uma redação de 30 linhas.

Já no segundo dia de provas, que será no dia 10 de novembro, serão 90 questões divididas em 45 de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática.

Notas do Enem

As notas do Enem podem ser usadas em processos seletivos como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). A data confirmada para a divulgação do gabarito oficial é dia 20 de novembro, a partir das 14h, horário de Brasília.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Serviço Secreto dos EUA avalia proteção para familiares de Trump

O Serviço Secreto dos Estados Unidos discute acelerar a proteção dos familiares do presidente eleito,…

Com rotina de luxo e identidade falsa, chefe de facção baiana é preso em bairro nobre de Cuiabá

Um dos chefes de uma facção criminosa da Bahia, conhecido por levar uma vida luxuosa…

Polícia prende 6 criminosos e desarticula uma das maiores quadrilhas de roubo de veículos no RJ

Uma ação conjunta das polícias Civil e Militar resultou nesta quarta-feira (6) na prisão de…