Pense num sufoco! Um estudante chegou correndo ao local de provas do Enem 2024, na manhã deste domingo (3), em Cuiabá, e só conseguiu entrar após ser empurrado por baixo do portão, no último segundo. Veja abaixo o momento:
Como é possível ver no vídeo acima, o estudante chega correndo ao local, passa pelo corredor de pessoas que estavam apoiando a entrada dos candidatos e recebe um empurrão como ajuda para passar por baixo do portão que já estava a centímetros de ser totalmente fechado.
Às 11h, os portões dos locais de prova foram abertos na Capital mato-grossense e foram fechados às 12h, horário local.
Só em Cuiabá, mais de 18 mil candidatos devem fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio na tarde deste domingo.
Apesar desse sufoco, outros estudantes se programaram e chegaram cerca de duas horas antes do horário de abertura dos portões no local de prova em Cuiabá.
Chegaram cedo!
Nervosismo, ansiedade, medo de perder o ônibus ou “virar meme” estão entre as justificativas de alguns deles para a chegada adiantada.
Apesar disso, a Ana Júlia Ferreira, de 18 anos, chegou ao local de prova, em uma universidade no bairro Jardim Europa, por volta das 9h20. Segundo a estudante, a chegada adiantada foi por “medo de virar meme” nas redes sociais caso perdesse os ônibus e se atrasasse.
À reportagem, ela contou, ainda, que esta é a primeira vez fazendo o Enem e que o objetivo é uma vaga no curso de Letras da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso).
Quem também chegou cedo foi a Clarissa Porto, de 18 anos. Ela contou com carona do pai para fazer a prova pela primeira vez e afirmou que o sentimento é de nervosismo, que aumentou ao ver a quantidade de alunos no local de prova.
E esse nervosismo e apreensão também afeta quem já conhece a sensação de fazer o Enem. É o caso da Eduarda de Miranda, de 19 anos, que faz o Exame Nacional pela 3ª vez, com objetivo de trocar de faculdade para continuar cursando Psicologia.
Enquanto aguardava no local de prova, ela estava lendo e tentando memorizar a Constituição Brasileira de 1988, que pode, segundo ela, ser útil para a redação.
1º dia de provas do Enem
Neste domingo, os estudantes responderão a 45 questões de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira – espanhol ou inglês, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação), mais 45 de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e uma redação de 30 linhas.
Já no segundo dia de provas, que será no dia 10 de novembro, serão 90 questões divididas em 45 de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática.
Notas do Enem
As notas do Enem podem ser usadas em processos seletivos como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). A data confirmada para a divulgação do gabarito oficial é dia 20 de novembro, a partir das 14h, horário de Brasília.