Estados Unidos criam condições para reconhecer novo governo sírio


Pela primeira vez desde a queda de Bashar al-Assad, os Estados Unidos afirmaram que reconhecerão um governo sírio, mas, para isso, precisará cumprir alguns princípios-chave para obter este apoio.

De acordo com a Casa Branca, a nova organização síria precisará se comprometer a respeitar totalmente o direito das minorias e facilitar o fluxo de ajuda humanitária. Os EUA pedem que a liderança síria impeça que o país se torne uma “base para o terrorismo” e garanta que armas químicas sejam destruídas com segurança.

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, pediu que todos os países apoiem um processo inclusivo e transparente na criação do novo governo. Os Estados Unidos ainda destacaram que esperam uma transição sem interferência externa.

Ainda nesta quarta, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, acusou Israel, Turquia e a Casa Branca de influenciarem a queda de Bashar al-Assad na Síria. O governo iraniano foi um forte apoiador do regime do presidente deposto.

 

 

O líder dos rebeldes Mohammed al-Jolani, por sua vez, disse que os países estrangeiros não precisam temer outra guerra no país. As declarações acontecem no momento em que o grupo rebelde islâmico HTS começa a consolidar o seu poder na Síria.

Segundo al-Jolani, a Síria não está pronta para um conflito, destacando que o foco agora é na reconstrução. O primeiro-ministro interino do país, al-Bashir, também reforçou a concentração na restauração das cidades e estados afetados pela guerra civil.

No entanto, destacou não haver recursos para essa reconstrução rápida da Síria porque o regime de Assad deixou os cofres vazios.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Ao menos 14 pessoas presas em protestos da Venezuela foram soltas, diz Foro Penal

Pelo menos 14 pessoas presas durante a crise pós-eleitoral na Venezuela foram soltas entre terça…

Líder de milícia é preso fumando e tendo atendimento exclusivo dentro de UPA no RJ

Um dos milicianos mais procurados pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, Felipe Ferreira Carolino,…

Google lança novo modelo de IA; saiba como usar

O Google lançou, nesta quarta-feira (11), o “Gemini 2.0”. A ferramenta é o novo modelo…