Estiagem coloca todos os municípios do Amazonas em emergência


O Amazonas enfrenta uma estiagem severa desde o início do mês de agosto, que resultou na decretação de emergência de todos os 62 municípios que integram o estado. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (5) pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do estado.

O boletim ainda aponta que mais de 82 mil famílias já foram afetadas até o momento, com quase 330 mil pessoas atingidas.

Além disso, dados dos Corpo de Bombeiros mostram que no período entre 3 de junho e 3 de setembro, já foram combatidos 12.004 focos de incêndios, sendo 1.148 na capital e 10.856 no interior.

Rio Solimões registra menor nível da história

Um trecho do Rio Solimões atingiu o menor nível da história, com a marca de 0.94 cm, na cidade de Tabatinga, no interior do estado do Amazonas, na última sexta-feira (30). Com a descida do rio abaixo da margem histórica, cidades ribeirinhas podem ficar isoladas.

O nível atingido supera o recorde também do mês de agosto dos últimos dois anos. Em 2023, para este mês, o rio atingiu a marca de 01.72 metro e em 2022 com 03.58 metros, em Tabatinga.

A seca na Amazônia impõe dificuldades às comunidades locais, podendo comprometer a qualidade de vida, impactando a agricultura e complicando o transporte.

Além disso, a diminuição dos níveis dos rios compromete o transporte fluvial, dificultando o acesso a mercados e serviços essenciais, o que intensifica o isolamento das comunidades, explicou a Defesa Civil do Amazonas.

*Sob supervisão de Bruno Laforé



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Trânsito de Campo Grande tem 8 pontos de interdição durante o feriadão

Com a chegada do feriado de Proclamação da República nesta sexta-feira (15) e o final…

Incêndio em casa de repouso na Espanha deixa pelo menos dez mortos

Pelo menos dez pessoas morreram após um incêndio em uma casa de repouso na cidade…

Golpistas usam nome do Detran-MS com falsa multa e suspensão de CNH

Atenção a mais um golpe na praça para enganar os cidadãos sul-mato-grossenses. O Detran-MS (Departamento…