Os candidatos que vão fazer a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na Uniderp, em Campo Grande, seguiram à risca a recomendação dos professores e chegaram cedo à unidade para não correr o risco de perder a prova. Os portões só fecham às 12h, mas desde as 9h, a estudante Joice Sirpinsk, de 18 anos, estava a postos no local.
Mesmo morando relativamente perto, a cerca de 6 km da faculdade, no Jardim Jockey Club, ela passou por apuros por conta do trânsito no primeiro domingo de provas.
“Na semana passada, tinha muito trânsito e aí eu acabei enrolando um pouco mais para chegar aqui. Por isso, hoje quis vir um pouco mais cedo.”
Joice Sirpinsk, estudante
Mas todo esse esforço valeu a pena, e ela está confiante de que conseguirá uma vaga no curso de Biologia com a nota da prova. Quem também chegou cedo foi Nicoli Nantes, de 17 anos, amiga de Joice, que saiu do Oliveira III. Apaixonada por ciências exatas, ela espera conseguir as melhores notas no exame deste domingo.
“Estou mais confiante hoje do que na semana passada, porque eu acredito que vou me sair melhor em matemática. Eu não sou muito boa em redação, por isso não estava tão segura, mas eu gosto muito da área de linguagens também.”
Nicoli Nantes, estudante
Já o estudante Franchesco Pinheiro, de 16 anos, chegou cedo para não cometer o mesmo erro da semana passada. No primeiro domingo de Enem, no dia 3, ele chegou antes da abertura dos portões, mas acabou se confundindo com o horário e não conseguiu entrar.
“Até que estou confiante, sinceramente. Não estou nervoso, nem nada. Estou tentando me manter calmo para poder chegar lá e fazer a prova com a vontade que eu tenho.”
Franchesco Pinheiro, estudante
-
Tire todas as suas dúvidas sobre o 2º domingo de provas do Enem em MS
Reaplicação
Cerca de 26,6% dos estudantes inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) faltaram ao primeiro dia de prova. Mesmo com a ausência, esses candidatos devem fazer a prova neste domingo (10) e, a depender da justificativa, podem até conseguir a reaplicação da prova.
Os pedidos de reaplicação podem ser feitos caso o candidato tenha enfrentado algum dos seguintes imprevistos:
- Desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local);
- Falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural);
- Erro na execução do procedimento de aplicação que cause prejuízo comprovado ao participante.
O edital também menciona que participantes que tenham contraído alguma doença infectocontagiosa, como tuberculose, influenza humana A e B ou covid-19, podem solicitar a reaplicação da prova no período entre os dias 11 e 15 de novembro, na Página do Participante.
Se o pedido for aceito, a reaplicação ocorrerá nos dias 10 e/ou 11 de dezembro.
Para a vendedora Gelliany Nazareth, de 36 anos, o Enem é uma possibilidade de recomeço.
“Eu já tinha feito o Enem há uns anos, comecei a cursar Pedagogia, mas não me identifiquei com o curso. Daí, estou fazendo novamente para mudar de área. Quero tentar perícia criminal e investigação, é uma área que sempre me atraiu e acredito que sempre terá campo de trabalho.”
Gelliany Nazareth, vendedora
Abertura dos portões
Os portões para aplicação da prova do Enem abriram pontualmente às 11h. Eles serão fechados às 12h e, às 12h30, começa a aplicação do exame.