Estudantes de MS conquistam prêmios em feira nacional de ciência


Alunos do ensino fundamental de Campo Grande venceram prêmios em quatro categorias da 4ª edição da Febic (Feira Brasileira de Iniciação Científica). Os seis estudantes do 9º ano foram reconhecidos nas categorias de Linguística, Letras e Artes, Ciências Humanas e Ciências Sociais.

Apresentação do grupo de estudantes vencedores na àrea de Linguistica (Foto: Escola Gappe)

O projeto na área de Linguística, Letras e Artes conquistou o 1º lugar em sua categoria; o projeto de Ciências Humanas ficou em 2º lugar e foi também reconhecido como o melhor projeto da região Centro-Oeste. Já o projeto de Ciências Sociais alcançou o 3º lugar.

  1. Alunos com deficiência de MS expõem obras na 18ª Primavera dos Museus

  2. Alunos de MS querem transformar filtro de cigarros em isolante térmico

1º Lugar – Linguística, Letras e Artes

Alunos que ficaram em primerio lugar na área de linguistica (Foto: Escola Gappe)
Alunos que ficaram em primerio lugar na área de linguistica (Foto: Escola Gappe)

Alunos do 9⁰ ano do Ensino Fundamental da Escola Gappe, orientados durante dois anos pela professora Melissa Alves, apresentaram o projeto de pesquisa “Memórias e vivências das mulheres negras na favela – histórias em quadrinhos inspiradas em Carolina Maria de Jesus e a obra ‘Quarto de Despejo’”.

Esse projeto é a continuidade de uma pesquisa que analisou a obra Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus. Na primeira fase, foi realizado um estudo aprofundado sobre o livro.

Os resultados inspiraram os alunos a buscarem histórias semelhantes às de Carolina, retratando mulheres negras, pobres e mães solo que enfrentam adversidades e sobrevivem em uma sociedade hostil a suas realidades.

Os estudantes visitaram a Comunidade Mandela e transformaram esses relatos em histórias em quadrinhos.

O projeto foi desenvolvido pelos alunos Ana Tereza Riehl De Oliveira, Lucas Deiss Mazali Alves e Luis Fernando Leite Ferreira.

2º Lugar – Ciências Humanas e melhor projeto da região Centro-Oeste

Alunos que concorreram na área de Ciências Humanas (Foto: Escola Gappe)
Alunos que concorreram na área de Ciências Humanas (Foto: Escola Gappe)

O projeto “(Des)construindo Padrões: uma abordagem sobre a valorização do cabelo crespo e cacheado como referência de beleza a partir da análise de capas de revistas” conquistou o 2º lugar na área de pesquisa. Desenvolvida desde 2023, a pesquisa analisou a falta de representatividade de cabelos cacheados e crespos nas capas de revistas, em especial na Vogue Brasil.

Os resultados mostraram uma crescente representatividade das mulheres negras como referência de beleza na última década, mas também revelaram a persistência de padrões estéticos historicamente impostos.

O projeto foi desenvolvido por Lorena do Amaral Bento, do 9º ano da Escola Gappe, com orientação da professora Priscila de Oliveira Santos.

3º Lugar – Ciências Sociais

Alunos que concorreram na área de Ciências Sociais (Foto: Escola Gappe)
Alunos que concorreram na área de Ciências Sociais (Foto: Escola Gappe)

O projeto de pesquisa intitulado “Segredos de Bl4ck B1te: criando um jogo com auxílio de IA para ajudar na aprendizagem da cibersegurança para crianças e adolescentes” ficou em 3º lugar na área de Ciências Sociais.

A pesquisa foi desenvolvida pelos estudantes Guilherme Philbois Cançado e Jhonata Vidal Barbosa, sob a orientação da professora Juliani Palmeira.

O projeto aborda os desafios da segurança na internet para crianças e adolescentes, trazendo importantes referências sobre os perigos de um ambiente virtual sem regulamentação.

Para promover a educação digital e midiática, os alunos criaram um jogo de tabuleiro voltado para a aprendizagem da cibersegurança.

Feira Brasileira de Iniciação Científica

A 4ª Feira Brasileira de Iniciação Científica foi realizada no dia 20 de setembro de 2024, em Pomerode-SC. O evento contou com duas etapas e premiou os melhores projetos de estudantes de todo o Brasil em oito categorias.

Na semana passada, seis alunos do 9º ano participaram da IX FEBIC em Pomerode-SC, apresentando três projetos nas áreas de Linguística, Letras e Artes, Ciências Humanas e Ciências Sociais, e todos foram premiados na feira.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Representante libanesa na ONU diz que ataques de Israel prejudicaram economia

A representante do Líbano na Assembleia Geral da ONU descreveu a turbulência causada pelos ataques…

Focos de incêndio na área amazônica em 2024 superam os números do ano anterior

Neste ano, o bioma amazônico ultrapassou o número de queimadas registradas em todo ano de…

Semana da Juventude tem foco na saúde mental de jovens PcD em MS

Pensando na saúde mental dos jovens com deficiência, a Semana da Juventude lança uma cartilha…