EUA e Ucrânia acertam termos de acordo sobre recursos naturais, diz fonte


Os Estados Unidos e a Ucrânia acertaram os termos de um acordo sobre recursos naturais e reconstrução do país, de acordo com uma autoridade ucraniana.

A fonte disse que o acordo foi fechado depois que “tudo o que era inaceitável foi retirado do texto, e agora está mais claramente definido como esse acordo contribuirá para a segurança e a paz da Ucrânia”.

O presidente Volodymyr Zelensky planeja viajar para Washington, acrescentou a fonte, destacando que a Casa Branca havia proposto uma reunião nesta sexta-feira (28). Donald Trump também disse nesta terça que o líder ucraniano pode ir aos EUA nesta semana.

Uma autoridade do governo americano pontuou que eles estão “cientes” de que Zelensky deve estar em Washington no final desta semana.

A autoridade ressaltou que não havia nenhuma informação sobre se acontecerá uma reunião entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e Zelensky.

A notícia vem depois que a mesma fonte disse à CNN na segunda-feira (24) que a Ucrânia estava pronta para um acordo que daria aos Estados Unidos acesso aos seus minerais de terras raras em troca do envolvimento dos EUA em um fundo de reconstrução para a Ucrânia.

A fonte destacou que os americanos resistiram à inclusão de garantias de segurança no rascunho. Além disso, a formulação precisa sobre a questão da segurança da Ucrânia não estava clara no último rascunho.

A CNN também informou na segunda-feira, citando uma fonte ucraniana, que alguns dos detalhes mais delicados sobre o acordo seriam negociados em conversas posteriores, e que os presidentes dos EUA e da Ucrânia poderiam discutir as garantias de segurança pessoalmente.

Primeira proposta foi recusada

Uma versão anterior do acordo, na qual o governo Trump exigia uma parcela de US$ 500 bilhões das terras raras e outros minerais da Ucrânia em troca da ajuda que os EUA já haviam fornecido a Kiev, foi rejeitada por Zelensky.

Uma fonte afirmou à CNN no fim de semana que Zelensky não podia aceitar essa versão do acordo porque não continha nenhuma “obrigação” americana, enquanto a Ucrânia deveria “fornecer tudo”.

Desde então, houve sinais de que os dois líderes estavam se aproximando de um acordo.

Durante uma visita à Casa Branca na segunda-feira, o presidente da França, Emmanuel Macron, elogiou Trump por sua “decisão de trabalhar com o presidente Zelensky e concluir este acordo que é tão importante para os EUA e a Ucrânia em terras raras, minerais críticos”.

O presidente dos EUA destacou na mesma coletiva de imprensa que o líder ucraniano poderia ir a Washington nesta semana ou na próxima.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

polícia faz reprodução simulada de feminicídio

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul realiza, nesta terça-feira (25), a reprodução simulada…

Homem perde controle de carro na Anchieta e morre ao cair na Billings

Um homem morreu após perder o controle do carro no KM 34 da Rodovia Anchieta…

Ponto de ônibus cai em cima de mulher no bairro Aero Rancho

Uma mulher ficou ferida após um ponto de ônibus cair em cima dela no bairro…