Os Estados Unidos estão enviando um grupo de ataque de porta-aviões, um esquadrão de caças e navios de guerra para o Oriente Médio, enquanto a região se prepara para uma possível retaliação do Irã ao assassinato de um líder sênior do Hamas em Teerã no início desta semana.
O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, ordenou que o grupo de ataque USS Abraham Lincoln substituísse o grupo de ataque USS Theodore Roosevelt, que atualmente opera no Golfo de Omã, de acordo com uma declaração da vice-secretária de imprensa do Pentágono, Sabrina Singh.
Contratorpedeiros e cruzadores que podem defender contra mísseis balísticos também serão enviados para o Oriente Médio e o Mar Mediterrâneo.
A declaração não diz quais navios de guerra foram enviados, mas dois contratorpedeiros americanos no leste do Mar Mediterrâneo participaram da interceptação de ataques que o Irã lançou contra Israel em abril.
Austin também ordenou o envio de um esquadrão de caças para a região, segundo Singh.
Os EUA já têm o navio de assalto anfíbio USS Wasp na região, que opera com a 24ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais, capaz de realizar uma retirada de cidadãos americanos no Líbano, caso seja ordenado.
O Irã prometeu atacar Israel pelo assassinato do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã. Israel não comentou a morte de Haniyeh.
Compartilhe: