EUA impõem sanções contra bilionário e ex-premiê da Geórgia

CNN Brasil


Os Estados Unidos impuseram nesta sexta-feira (27) sanções contra o bilionário ex-primeiro-ministro do país, Bidzina Ivanishvili, visto por muitos como o líder de fato da nação, sob o argumento de que ele estaria minando a democracia local e beneficiando a Rússia.

Ivanishvili, que lucrou bilhões na Rússia com metais e telecomunicações na década de 1990, liderou uma mudança de rumos que fez o país virar as costas para o Ocidente, acusando agências de espionagem estrangeiras de tentarem fazer com que a Geórgia entrasse em guerra com a Rússia.

Críticos afirmam que, sob o comando do seu partido, o Sonho Georgiano, o país se tornou mais autoritário e pró-Moscou.

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse que Washington está aplicando sanções ao recluso Ivanishvili por “minar o futuro democrático e euro-atlântico da Geórgia, em benefício da Federação Russa”.

Blinken afirmou que Ivanishvili implementou “ações ou políticas que minaram os processos democráticos e as instituições nos EUA e em outros lugares”, para benefício russo.

As sanções, que congelam quaisquer ativos norte-americanos de Ivanishvili, ocorrem após anos de relações ruins entre o Ocidente e a Geórgia, uma ex-república soviética e candidata a entrar na União Europeia.

O atual premiê, Irakli Kobakhidze, chamou a medida de “chantagem”, dizendo que ela era uma “recompensa” para Ivanishvili por proteger a Geórgia da guerra.

Controlado por Ivanishvili, o Sonho Georgiano afirma estar comprometido com uma Geórgia democrática e pró-Ocidente. Mas mantém laços pragmáticos com a vizinha Rússia ao mesmo tempo.

No mês passado, o país congelou negociações com a União Europeia até 2028, interrompendo abruptamente uma antiga meta nacional. O congelamento desencadeou protestos e uma repressão que acabou com a prisão de mais de 400 pessoas, incluindo políticos da oposição.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

PF resgata brasileira sequestrada no Peru

Uma brasileira de 59 anos, vítima de sequestro no Peru, foi resgatada em uma operação…

Cuiabano é o novo secretário de Cultura de São Paulo; confira o currículo do gestor

José Antônio Silva Parente, conhecido como Totó Parente, ex-vereador de Cuiabá (2001-2004), foi anunciado como…

Premiê de Israel, Netanyahu será internado para remover próstata neste domingo

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, será internado no hospital para remover sua próstata neste domingo…