Ex-presidente da Espanha visita MT e discute oportunidades para setor produtivo


Um encontro da Aliança do Setor Produtivo recebeu nesta terça-feira (1), o ex-presidente da Espanha, José Maria Aznar, em Cuiabá. A reunião foi Palácio Paiaguás e discutiu a comercialização e a industrialização entre Mato Grosso e o país europeu.

Encontro no Palácio Paiaguás com o ex-presidente da Espanha José María. (Foto: Joice Gonçalves)

A Aliança do Setor Produtivo é formada pelo sistema Fiemt (Federação das Indústrias no Estado de MT), Famato (Federação da Agricultura e Pecuária de MT), Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de MT), e o Governo do Estado.

De acordo com o governador, Mauro Mendes, foi uma boa oportunidade de dialogar e mostrar um pouco do Estado e das perspectivas de investimentos e comercialização.

“Esperamos ter a presença de empresários, empreendedores e investidores espanhóis, mostrando as nossas potencialidades na produção de alimentos, na industrialização desses alimentos e também nos biocombustíveis e na área de mineração” afirmou.

ex presidente Espanha e mauro mendes
José María fala sobre a importância dos acordos entre Brasil-Espanha. (Foto: Joice Gonçalves)

Para o ex-presidente da Espanha, José Maria Aznar, estar em Mato Grosso é reconhecer o papel do Estado, e do país, na exportação e receptação de produtos brasileiros na economia espanhola.

“Com o apoio e com a segurança alimentar que dispõe Mato Grosso, eu tenho certeza que podemos fazer grandes coisas”, afirmou.

Para o presidente da Fecomércio MT, José Wenceslau de Souza Júnior, a reunião é uma chance da Aliança para conhecer as potencialidades daqui e levá-las para o primeiro mundo.

Desenvolvimento sustentável em tempos difíceis

O presidente da Fiemt, Silvio Rangel, falou sobre a importância da relação com a Espanha para o desenvolvimento sustentável.

“A gente precisa produzir bastante e atrair novas empresas para Mato Grosso. Então, a Aliança está colocando isso em pauta. Esse é o primeiro encontro e a gente espera que dê muitos frutos e que possa ser em duas vias, para irmos até a Espanha também”.

alianca
Os presidentes da Famato, Fiemt e Fecomércio em coletiva antes da reunião. (Foto: Joice Gonçalves)

Reforçando a importância desses acordos bilaterais, o presidente da Famato, Vilmondes Tomain, relembrou a situação das queimadas no Estado e a importância desses acordos para discutir a produção.

“A gente tem um compromisso com a sustentabilidade e a preservação, porque as queimadas geram prejuízos. O produtor vem tendo percas significativas ao longo desses últimos dois anos e estão comprometidos com a sociedade e, consequentemente, a responsabilidade ambiental para produzir com sustentabilidade”.

Segundo os organizadores, o encontro entre os empresários e as entidades é marcado por um debate importante com setor produtivo sobre política mundial, economia e oportunidades entre Brasil e Espanha.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Uruguai: Orsi promete “convocar diálogo nacional“ em discurso de vitória

Yamandú Orsi, candidato de centro-esquerda à eleição do Uruguai, prometeu “ser o presidente que convoca…

O que se sabe sobre acidente com ônibus em ribanceira que deixou 17 mortos em Alagoas

Um ônibus com 45 passageiros despencou de uma ribanceira na cidade de União dos Palmares,…

Em MS, Dudu Nobre come farofa com carne de búfalo e fala de série no Globoplay

Palco dos mais variados estilos musicais, nos últimos meses, o Parque das Nações Indígenas abraçou…