Ex-presidente do Uruguai José Mujica passará por cirurgia no esôfago

CNN Brasil


O ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica, de 89 anos, será submetido a uma cirurgia no esôfago no final desta semana, de acordo com informações da médica pessoal dele, Raquel Pannone, à CNN nesta terça-feira (24).

O procedimento consiste em colocar um stent, um pequeno tubo usado para manter abertas as artérias, no esôfago, para auxílio na nutrição.

O ex-presidente já foi internado diversas vezes desde que anunciou, em abril, que tinha um tumor no esôfago e explicou que o caso seria “duplamente complexo” devido a “uma doença imunológica” da qual sofre há 20 anos, que dificulta “as técnicas de quimioterapia ou cirurgia”.

Em agosto, a médica de Mujica afirmou que, após várias tomografias, não havia mais evidências do tumor, mas que, em decorrência da radioterapia, Mujica desenvolveu uma patologia renal e dificuldades para ingerir alimentos e líquidos.

Depois de várias internações entre agosto e setembro, o ex-presidente foi submetido a uma cirurgia, que Pannone compartilhou ser para colocar uma sonda para ele se alimentar melhor.

Recentemente, José “Pepe” Mujica” recebeu a CNN para falar sobre o governo eleito do seu país, e abordou reflexões sobre a existência de Deus e a morte.

“Quem me tratou do câncer disse que já tiramos o câncer… O que não me contaram é que deixaram um buraco que tem que ser preenchido… e a reprodução celular em um idoso é um desastre. Então, estou tapando esse buraco”, comentou Mujica sobre seu estado de saúde.

*Com informações de Darío Klein, da CNN



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Vídeo mostra suspeitos roubando motocicleta na Faria Lima em SP

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento de um assalto na Avenida Brigadeiro…

Vai viajar? Estes 10 passos podem deixar sua casa segura no fim de ano

Já está com as malas prontas ou se organizando para a viagem de fim de…

China apoia Panamá após declarações de Trump sobre o controle do canal

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, disse nesta segunda-feira (23)…