Se o seu Ano Novo foi animado, mas agora você está pagando o preço da ressaca, calma! A boa notícia é que existem algumas maneiras de amenizar os sintomas e se sentir melhor rapidinho. Se você exagerou, aqui estão três dicas essenciais.
-
Precisando desinchar? Veja 5 chás e práticas saudáveis que te ajudam
-
4 chás caseiros para acalmar sua mente e ter um sono tranquilo
-
Imunidade baixa? 5 chás para fortalecer a sua saúde
As recomendações são da nutricionista Phamela Àvila, de Campo Grande.
Hidratação!
Logo pela manhã, após escovar os dentes, a primeira coisa a se fazer é beber bastante água.
“Para acordar o intestino (de 300-400mL). Ao longo dia o consumo hídrico precisa ser fracionado e constante, pequenas doses de água a cada 20-30 minutos. É importante ajudar o corpo a eliminar os resíduos e as toxinas do metabolismo do álcool”.
Phamela também orienta ingerir bebidas isotônicas, água de coco e até mesmo o soro caseiro. “Podem ajudar a repor os eletrólitos perdidos depois de um dia de exageros com o álcool”, explica.
Coma bem
Manter uma alimentação leve é fundamental para curar a ressaca. A nutricionista sugere alguns quitutes.
“Variedade de frutas, legumes e verduras, ovos ou carnes brancas e magras como o filé de peixe e frango (são proteínas que exigem menos da sua digestão)”.
E é bom evitar certas comidas, as famosas “besteirinhas”. “Alimentos muito condimentados, ultraprocessados (doces, bolachas, salgadinho de pacote e refrigerantes) e pratos ricos em gordura (carnes gordas, cremes, molhos, sobremesas)”.
Faça um chá
Phamela afirma que existem chás digestivos para ajudar a aliviar os sintomas da ressaca. São eles: hortelã, erva-doce, dente de leão e gengibre.