Com apenas sete anos de existência, a Faculdade Insted revolucionou o ensino superior em Mato Grosso do Sul com a inauguração de sua nova sede, realizada nesta segunda-feira (31). O prédio com mais de oito mil metros quadrados proporciona aos acadêmicos o acesso a tudo o que há de mais moderno e tecnológico em Campo Grande.
A cerimônia de inauguração reuniu autoridades dos três poderes, convidados especiais, familiares, coordenadores e professores para uma solenidade marcada pelo compromisso da instituição com a educação, tecnologia, inovação e iniciação científica.
Créditos: Noar Filmes
Localizada no coração da Capital sul-mato-grossense, na Avenida Fernando Corrêa da Costa com a Rua 13 de maio, ao lado do Colégio Mace, a nova sede comporta 2.500 mil alunos por período distribuídos em 53 salas de aula.
Para a diretora geral da instituição, Neca Chaves Bumlai, construir a faculdade neste local é sinônimo de alegria e orgulho, pois foi onde a história da família Chaves começou.
“Aqui, iniciamos nossa trajetória na educação com a construção do Colégio Mace, e hoje realizamos um grande sonho ao inaugurar este prédio moderno e inovador. A Faculdade Insted tem um significado muito especial para nós, e, com nosso modelo de ensino baseado em Metodologias Ativas e um corpo docente altamente qualificado presente em todas as graduações, temos a certeza de que faremos a diferença na educação do Estado”, afirma.
Com as novas instalações da Insted, a cidade amplia suas oportunidades no ensino superior. Ao todo, são ofertados 16 cursos de graduação, em período diurno e noturno, e mais de 20 pós-graduações em quatro áreas do conhecimento diferentes.
Créditos: Noar Filmes
“Pretendemos abrir novos cursos na área da saúde, no período matutino, além de fortalecer nossas graduações na área de tecnologia e gestão. Nossos cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) com nota máxima e excelente avaliação pedagógica”, frisa a diretora.
Com o slogan “Você no centro!”, a faculdade coloca o aluno como protagonista da própria história e, ao mesmo tempo, reforça seu compromisso com o desenvolvimento da região.
“Nós adotamos as Metodologias Ativas de Ensino, um grande diferencial que transforma a forma de aprender. Aqui, o aluno não é um mero ouvinte – ele aprende fazendo. Durante todo o curso, trabalhamos com estudos de casos reais e projetos desenvolvidos em sala de aula, proporcionando uma experiência prática desde o início. Trazemos profissionais atuantes no mercado para ministrar aulas, garantindo que nossos estudantes aprendam com mestres e doutores que são referência no mercado local e nacional. Estarmos no centro da cidade nos causa muito orgulho, pois temos a certeza que contribuímos para a revitalização da cidade, impulsionando o desenvolvimento da região”, pontua Neca.
O mantenedor Faculdade Insted, professor Pedro Chaves dos Santos Filho, destacou a importância da construção de uma unidade educacional 100% sul-mato-grossense, recheada de tecnologia, modernidade e inovação.
Pedro Chaves dos Santos Filho. Créditos: Primeira Página.
“Esse prédio é inédito, desde a sua formatação até a materialização dos espaços que são estritamente planejados para fins educativos. O aluno precisa estar em um ambiente de qualidade, para que ele sinta bem. Isso faz com que ele se motive e venha prazerosamente para a sala de aula. Além disso, a utilização de Metodologias Ativas coloca o aluno como protagonista do próprio processo de aprendizagem. Na Insted, o professor disponibiliza previamente todo o conteúdo que será abordado no dia seguinte, permitindo que o acadêmico chegue à sala de aula com um conhecimento prévio e maior preparo para a discussão dos temas”, afirma o mantenedor.
A solenidade contou também com o ato de assinatura do protocolo de intenções entre a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e a Faculdade Insted. O termo prevê fortalecer o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas ao fomento do capital humano e ecossistema de inovação. Assinaram o presente documento o governador do Estado, Eduardo Riedel; o secretário de Estado de de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck; o presidente da Fundect, Márcio Pereira; a diretora geral da Faculdade Insted, Eva Elise Domingos dos Santos Bumlai e o mantenedor da instituição, professor Pedro Chaves.
Créditos: Noar Filmes
Durante a solenidade de inauguração, diversas autoridades políticas estiveram presentes, reafirmando a excelência da instituição para a cidade e para o Estado.
“Poder contar com uma empresa genuinamente sul-mato-grossense, totalmente alinhada às demandas de mercado e capaz de entregar resultados transformadores, nos envaidece muito. A nova sede da Insted não é só um prédio, mas um espaço vivo, construído por pessoas que acreditam na Educação e de tantas outras que ainda virão para serem tutores, para poderem ensinar os alunos e serem inspiração. O Estado de Mato Grosso do Sul reconhece a iniciativa e crê que vai poder contribuir muito com toda a transformação que estamos vivendo”, disse durante discurso, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel.
Estrutura
Em uma edificação de 8,5 mil m², a Faculdade Insted conta com 53 salas de aula, um anfiteatro com capacidade para 300 pessoas, dois auditórios com capacidade para 100 pessoas cada, além de 5 laboratórios de tecnologia, três laboratórios na área da saúde e um espaço exclusivo de coworking para os estudantes.
A faculdade conta, ainda, com um programa de pré-incubação voltado para projetos acadêmicos, alinhas à educação empreendedora, visando conectar os alunos ao mercado de trabalho.