Uma cachorra da raça bulldog francês morreu na quinta-feira (26), em Cuiabá, com sinais de hipertermia, supostamente causada pelo transporte do animal em condições severas de calor. A família alega que o pet estava saudável quando foi enviado para o banho e, ao retornar, apresentava sinais de sofrimento.
Segundo o tutor do animal, João Marcos Rondon de Lima, ele iria receber os três pets da família em sua residência, porém, o funcionário do pet shop relatou que havia um problema com um deles.
A empresa realiza uma espécie de táxi dog, que é o serviço de buscar os pets para banho e tosa em casa.
Em entrevista ao Primeira Página, João Marcos contou que encontrou Filó com a língua roxa, aquecida e desidratada.
“As duas Goldens saíram do veículo, aparentemente cansadas. O funcionário foi tirar a Filó, fiquei aguardando, mas ele demorou para retirar o animal. Após alguns minutos me informou que precisava levar a cadela para o hospital. Então, decidi verificar e percebi que ela estava respirando mal, retirei da van e a coloquei na água com gelo para tentar reanimá-la”
João Marcos, que é médico, se dirigiu a uma clínica mais próxima com a Filó. Ela foi entubada, e os profissionais tentaram todos os procedimentos de ressuscitação, sem sucesso. A cachorra, que era muito amada pela família, tinha cerca de dois anos. João Marcos desabafa:
“Foram cerca de 20 minutos do recebimento da cadela em minha casa, até encaminhar para clinica, e ela apresentava uma temperatura de 39 graus. Meu pet foi cozido vivo dentro dessa van. Infelizmente ela morreu, o que nossa família quer é que não ocorra essa situação com ninguém”
Omissão de cautela
Foi realizado um exame de necropsia e a família aguarda o laudo. Segundo boletim de ocorrência, o caso foi registrado como omissão de cautela na guarda ou condução de animais e maus-tratos, resultando em morte que provavelmente a falta de climatização tenha sido a causa da morte do animal.
O Primeira Página entrou em contato com o pet shop, que preferiu não se pronunciar.
O tutor do animal registrou um boletim de ocorrência na sexta-feira (27). A Dema (Delegacia Especializada de Meio Ambiente) é responsável por apurar as circunstâncias da morte da cadela.
-
Inscrição gratuita: SESP-MT abre processo seletivo com salários de até R$ 7,4 mil
-
Investigado por morte de empresária no Lago do Manso é procurado pela polícia
-
Operação contra o tráfico de drogas apreende carros de luxo em MT