A família do lavrador Gilson Moura dos Santos, 43 anos, enfrentou duas tragédias nessa sexta-feira (1º). Moradores do assentamento São Gabriel, na zona rural de Novo São Joaquim, sudeste de Mato Grosso, em um único dia eles sofreram um acidente de trânsito, enquanto tentavam retornar para casa, após a notícia que o local estava pegando fogo.
Gilson havia saído por volta das 13h com a esposa, de 26 anos, e os filhos, de 2 e 3 anos, para realizar um trabalho na região da Cachoeira da Fumaça. Pouco tempo depois, recebeu a ligação de um vizinho avisando que a casa dele estava pegando fogo.
Em desespero, a família entrou na caminhonete para retornar, mas sofreu um acidente em uma estrada de terra, quando a visibilidade foi comprometida pela poeira e pelo sol forte. “Um carro passou, levantou poeira, a gente não viu direito e acabou batendo”, contou o lavrador.
Apesar do impacto da batida, ninguém ficou ferido. Mas ao chegarem ao local, já à noite, encontraram a casa completamente destruída pelas chamas. Toda a estrutura, roupas, móveis, documentos e utensílios foram perdidos. “Chegamos em casa… tinha queimado tudo. Queimou tudo. Não ficou nada”, desabafou Gilson.
Ainda não sabe o que pode ter iniciado o fogo.
A família agora vive em situação de vulnerabilidade, abrigada precariamente no sítio onde residiam. “Estamos aqui, acampados, sem condição nenhuma. Foram dois acidentes num dia só, foi muito tenso”, lamenta.
Gilson faz um apelo por solidariedade para reconstruir a vida. Doações de roupas, alimentos, móveis, utensílios ou contribuições financeiras são bem-vindas. Contatos podem ser feitos diretamente com a família pelo telefone (66) 98116-8971.
“Foi muito triste. A gente está contando com a ajuda dos companheiros, dos parceiros que queiram ajudar. Quem quiser dar uma força para a gente, a gente fica agradecido”, declarou Gilson, em entrevista ao Primeira Página.
Sema notifica Prefeitura de Sinop por incêndio prolongado em depósito de entulhos
VÍDEO: idosos têm casa incendiada após ataque a tiros em residência vizinha em Alto Paraguai
Parque Serra Azul pede a visitantes para não deixarem oferendas e alerta para incêndios