O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Carlos Fávaro, integrou a comitiva do presidente Lula (PT) ao Japão para negociar exportações da carne. A delegação brasileira participou de uma reunião com a Japan Meat Trade Association, em Tóquio, nesta segunda-feira (24).
O encontro foi em comemoração aos 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação com o país asiático. O objetivo foi discutir a parceria comercial entre os dois países e os avanços necessários para a possível abertura do mercado japonês à carne bovina brasileira.
Na reunião, também foi pautada sobre o possível reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) de que o Brasil é livre de febre aftosa sem vacinação.
A Japan Meat Trade Association, que representa todos os importadores japoneses de proteínas, esteve presente na reunião realizada na sede do Banco do Brasil no Japão.
O encontro contou com a participação do secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua, da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e de mais de 20 associados.
“Sobre a abertura do mercado japonês para a carne bovina brasileira, já temos avanços previstos a partir desta viagem. Esperamos que as autoridades japonesas anunciem a visita de técnicos especializados ao Brasil para conhecer nosso sistema produtivo, incluindo frigoríficos e medidas sanitárias. Além disso, estamos prestes a receber, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), o certificado que reconhece todo o território brasileiro como livre de febre aftosa sem vacinação, uma exigência fundamental do Japão. Esse reconhecimento deve ocorrer em maio e, com a visita dos especialistas japoneses, damos um passo decisivo para a abertura do mercado japonês à carne bovina brasileira”, afirmou o ministro Carlos Fávaro.
Nesta terça-feira (25), Fávaro irá se reunir com o ministro da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Taku Etō. Eles vão tratar das boas perspectivas de avanço nas questões sanitárias e técnicas, com o pedido de uma visita dos técnicos japoneses ao Brasil para avaliar o sistema sanitário brasileiro.
Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão
O ano de 2025 marca os 130 anos das relações diplomáticas entre os dois países, estabelecidas em 1895 com a assinatura do acordo que permitiu a abertura recíproca de representações diplomáticas em 1897.
Esse tratado pavimentou o caminho para o início da imigração japonesa ao Brasil, em 1908, consolidando uma relação histórica e cultural profunda entre as duas nações.
Durante a viagem, estão previstos encontros com empresários dos setores de alimentos, agronegócio, aeroespacial, bebidas, energia, logística, siderurgia, entre outros.
Além disso, devem ser assinados acordos em diversas áreas, tanto no setor público quanto no privado, abrangendo ciência e tecnologia, combustíveis sustentáveis, educação, pesca e recuperação de pastagens, fortalecendo ainda mais a cooperação bilateral.
-
Secretário de Segurança fala sobre promoção de policiais acusados de extermínio em MT