Fazendeiro que deixou gado morrer atolado é reincidente por maus-tratos


O pecuarista que deixou 50 cabeças de gado morrerem atoladas na lama formada pela seca do Rio Taquari, na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul, é reincidente e já foi responsabilizado por crime de maus-tratos contra animais. Milton Andrade Hildebrand, de 62 anos, foi denunciado pela primeira vez em 2021, na época, ele mantinha cachorros, porcos e até cavalos, sem alimento e água.

Animais encontrados na propriedade em 2021 (Foto: Processo)

Milton Andrade vou a ser alvo de investigação na quarta-feira (4). O flagrante de maus-tratos começou com vídeos gravados por pescadores que navegavam pelo Rio Taquari: nas imagens, diversos animais agonizavam, atolados na lama, com fome e sede.

Equipes da PMA (Polícia Militar Ambiental) foram as primeiras a chegarem. A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) também foi chamado e descobriram que a situação era ainda mais grave: 50 cabeças de gado haviam morrido, outras mil estavam tão debilitadas que sequer conseguiam andar.

Na tentativa de salvar os animais, as equipes ofereceram água de garrafas térmicas para o gado e os tiraram da lama.

gado atolado 2
Policiais socorrendo novilho atolado em fazenda. (Foto: PMA)

O pecuarista só foi encontrado no domingo (8). Foi levado para a delegacia, indiciado por maus-tratos e liberado depois de pagar uma multa pelo crime cometido.

Agora, vai esperar as apurações em casa. Mas essa não é a primeira vez que ele é alvo de investigações.

  1. Fazendeiro que deixou gado morrer atolado no Taquari ganha a liberdade

  2. Fazendeiro que deixou gado morrer atolado no rio Taquari é preso em MS

  3. Imagens fortes: gado atola e agoniza até a morte à beira do rio Taquari

Reincidente

Em 8 de dezembro de 2021, uma ONG denunciou Hildebrand por crime ambiental em uma fazenda, em Campo Grande. Policiais da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) foram ao local e encontraram cães abandonados e outros animais, sem alimento e água.

O corpo de um cavalo foi encontrado em avançado estado de decomposição e na época, testemunhas disseram aos policiais que o animal tinha morrido por falta de água e alimentação adequada. Porcos e galinhas também estavam em local insalubre na propriedade.

“Todos os animais se encontravam sem acesso à água e comida. Os bichos estavam trancados em um cercado, apresentando extrema magreza. Todos os animais tinham carrapatos”, narrou o boletim de ocorrência do caso, registrado em 2021.

No laudo de maus-tratos foi identificado que a propriedade estava abandonada há vários dias. As condições dos animais eram as seguintes:

  • Um cachorro macho apresentava escore corporal muito magro e a fêmea magra. Estavam desidratados, com muita fome e sede;
  • Os dois porcos estavam em um local fechado, sem água e sem alimento. Estavam magros e agitados;
  • O galo estava num local telado, com cobertura e apenas água;
  • A galinha e os pintinhos também estavam num local fechado, porém pequeno e sem água;
  • A propriedade encontrava-se em água e sem energia.

Os animais domésticos foram resgatados pela Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal). As equipes também alimentaram os outros bichos.

A última movimentação no processo ocorreu em maio deste ano, quando o Ministério Público de Mato Grosso do Sul denunciou Hildebrand por crimes ambientais. O caso segue na Justiça de Mato Grosso do Sul.

De volta a 2025

Também está na mãos da justiça o destino dos gados que sobreviveram ao abandono da propriedade neste ano.

Conforme informações apuradas pelo G1, equipes da Iagro realizam vistorias na fazenda em Rio Verde e constataram que a fazenda de Hildebrand tem mais de 5 mil cabeças de gado. Os animais estão expostos à seca de maneira geral, segundo fontes ligadas à investigação.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Inmet emite novo alerta perigoso de tempestades para Sudeste e Centro-Oeste

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grau perigoso para tempestades nas…

inundações podem deixar Campo Grande debaixo d’água

Sob alerta de tempestade intensa, Campo Grande pode ver ruas e avenidas tomadas por alagamentos…

Putin diz que Rússia não deixará Ucrânia obter armas nucleares

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira (18) que seu país não deixaria…