fenômeno raro chama atenção no céu do Pantanal


O céu de Coxim (MS), a 239 km de Campo Grande, ganhou um desenho diferente neste sábado (30). O funcionário público José Bonifácio Ferreira, de 66 anos, foi o responsável por registrar um halo solar ao redor do sol. Veja na foto abaixo o fenômeno.

Halo solar foi registrado por servidor público, em Coxim (MS). (Imagens: José Bonifácio Ferreira/Arquivo pessoal).
  1. Ariranhas se unem e colocam onça-pintada para correr; assista

Os registros foram feitos pela manhã e surpreendeu o servidor público. De acordo com a explicação da ClimaTempo, o halo solar é um fenômeno óptico da atmosfera e pode se formar também ao redor da lua cheia recebendo o nome de halo lunar.

O halo solar parece um arco-íris ao redor do sol e só se forma se o disco solar estiver envolto numa camada de nuvens altas do tipo cirrustratus. Os pequeninos cristais de gelo que compõem as nuvens funcionam como prismas que separam a luz do sol nas diversas cores do arco-íris.

O que ocorreu em Coxim é a formação do círculo por inteiro, o que é raro de ocorrer. Outras vezes pode aparecer só em pedaços. Isto depende um pouco da uniformidade da camada de nuvens altas e de como a luz do sol incide na camada de nuvens.

O halo solar é um fenômeno que pode ocorrer em qualquer época do ano e em qualquer lugar, mas só se forma se as nuvens cirrustratus estiverem presentes no lugar. Em algumas situações, a presença do halo solar pode anteceder um temporal, como explica os meteorologistas da ClimaTempo.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Polícia prende suspeito de matar idoso após assalto na véspera de Natal em SP

A Polícia Militar prendeu nesta quinta-feira (26) o homem responsável por roubar e matar um…

Abilio Brunini anuncia 2 novos nomes para gestão; veja quem são

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), publicou nas redes sociais as confirmações dos…

Ataque de drones russos deixa oito feridos na Ucrânia, dizem autoridades locais

Um ataque de drones da Rússia contra o mercado central de Nikopol, na Ucrânia, deixou…