Festa do Milho 2025 é lançada em Sinop com competição solidária


A Festa do Milho 2025 foi oficialmente lançada em Sinop, a 503 km de Cuiabá, e promete uma edição ainda mais saborosa, com pratos criativos, competição gastronômica entre estudantes e muitas novidades — incluindo uma homenagem em forma de livro.

O evento, que será realizado entre os dias 23 e 25 de maio, no campus da Unifasipe em Sinop, já é tradição no estado e chega ao 18º ano celebrando o milho, uma das maiores riquezas agrícolas de Mato Grosso. Atualmente, o estado lidera a produção nacional do grão, com expectativa de mais de 7 milhões de hectares plantados só nesta safra.

Curau de milho. (Foto: Freepik/Ilustrativa)

“Trouxemos pratos inspirados na culinária brasileira, com foco nos ingredientes típicos da nossa terra. O milho está em tudo: da entrada à sobremesa”, destacou o chef Willyan Daniel Rodrigues, coordenador do curso de Gastronomia da Fasipe.

Novidades na programação

Entre os destaques da edição 2025 está a criação de um espaço exclusivo para crianças e a valorização do milho como commodity — ou seja, como um produto estratégico para a economia regional.

“A festa representa nossa identidade, conecta educação, cultura e desenvolvimento econômico. Este ano, estamos ampliando a programação para incluir toda a comunidade”, afirmou Willian Hübner, presidente da Festa do Milho.

A expectativa é atrair milhares de visitantes durante os três dias de evento, com entrada gratuita e uma programação que reúne gastronomia, cultura, solidariedade e formação acadêmica.

Competição do bem

A tradicional competição entre os cursos de Gastronomia também foi mantida. Para os estudantes, é uma oportunidade de mostrar talento e criatividade, mas também de exercitar a solidariedade, já que o evento tem caráter beneficente.

A estudante Nicoly Nunes, que participa da festa pelo quarto ano seguido, relembrou a emoção de ter conquistado o 3º lugar em 2024. Já o colega Paulo Matsuoka, vencedor da última edição, está confiante em repetir o feito.

“É uma competição saudável. Todo mundo aprende e cresce junto”, destacou Nicoly.

A diretora da unidade Fasipe Aquarela, Alessandra Nazaré Garcia, explicou que os participantes passam por várias etapas de avaliação até a escolha final dos pratos.

Canjiquinha de milho com costela de porco
Canjiquinha de milho com costelinha de porco. (Foto: Reprodução)

Uma história que virou livro

Para celebrar os 18 anos da Festa do Milho, a trajetória do evento foi transformada em livro, com lançamento programado durante a edição deste ano. A obra reúne memórias, imagens e depoimentos sobre a importância do evento na vida acadêmica e cultural da região.

“Mais do que um evento gastronômico, a festa virou um capítulo importante na história da nossa instituição. O livro eterniza tudo isso”, declarou Deivison Pinto, diretor-presidente do Grupo Fasipe.

O diretor acadêmico Bruno Rodrigues dos Santos reforçou que a festa é um convite aberto à população: um espaço de celebração dos sabores, dos saberes e das raízes de Mato Grosso.

📍 Serviço
Festa do Milho 2025
📅 23 a 25 de maio
📍 Campus Fasipe Aquarela, Sinop (MT)
🎟️ Entrada gratuita
🍴 Gastronomia, competição estudantil, feira, cultura e lançamento de livro

  1. Salvos da insegurança alimentar, indígenas recebem castanhas-do-brasil

  2. Sorro, guaipeca e potro tordilho: entenda os termos da música ‘Do fundo da grota’



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Milhares protestam pelos direitos trans em Londres após decisão judicial

Milhares de pessoas marcharam pelo centro de Londres neste sábado (19) para protestar contra uma…

Preço do tomate dispara em Cuiabá e ultrapassa R$ 20 o quilo

O preço do tomate em Cuiabá tem pesado no bolso do consumidor. Levantamento semanal, feito…

Carro despenca de ribanceira em Maricá (RJ) e deixa dois feridos

Um carro despencou em uma ribanceira na tarde deste sábado (19), na cidade de Maricá,…