A Sinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso) respondeu o MPMT (Ministério Público de Mato Grosso) nesta sexta-feira (19), primeiro dia do Festival de Inverno, afirmando que o Portão do Inverno continuará no sistema pare e siga durante o evento.
A festa começa nesta sexta-feira (19) e segue até o dia 4 de agosto em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá.
Segundo a secretaria, o sistema será mantido devido a impossibilidade técnica de garantir a gestão de risco efetiva com a passagem totalmente liberada.
Ainda conforme a Sinfra, essa resposta é embasada no relatório técnico do próprio MP que se manifestou contra a abertura do trecho anteriormente.
O Primeira Página entrou em contato com o MPMT, para saber se haverá contestação, mas até o momento o órgão não se manifestou.
Entrada gratuita
O festival é livre para todas as idades! A entrada na área pista é gratuita, garantindo uma experiência próxima ao palco principal.
Também existem opções de camarotes e bangalôs exclusivos, que podem ser adquiridos pela Prime Eventos.
Tem lugar pra sentar?
Para aqueles que buscam um lugar para descansar as pernas entre uma atração e outra, o local disponibiliza cadeiras apenas na praça de alimentação, mas é permitido levar a sua.
Confira abaixo as atrações nacionais confirmadas:
- 19 de julho – Anjos de Resgate
- 20 de julho – Aline Barros
- 26 de julho – Maiara e Maraísa e Boy Munhoz
- 27 de julho – Titãs e Barão Vermelho
- 28 de julho – 14 Bis; Rádio Táxi e RPM
- 30 de julho – Matogrosso e Mathias
- 02 de agosto – Michel Teló e João Bosco e Vinícius
- 03 de agosto – Lulu Santos e Queen Tribute
- 04 de agosto – Dilsinho e Ferrugem
Orientação do MP feita às vésperas do Festival
O MPMT (Ministério Público de Mato Grosso) recomendou nessa quinta-feira (18) que o trecho fosse liberado para o tradicional Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães.
Leia Mais: Tudo que você precisa saber sobre o Festival de Inverno 2024
Entre os motivos da recomendação estão as condições estruturais da via que, conforme relatório técnico do DNIT, são adequadas para o tráfego. O documento ressalta 13 considerações por parte do MPMT para que a Sinfra acate as recomendações.
Veja quais são as recomendações:
a) Não fechamento da Rodovia MT-251 para início das obras de retaludamento durante a realização do 37° Festival de Inverno em Chapada dos Guimarães, que vai ter início dia 19 de julho de 2024 e segue até 4 de agosto de 2024;
b) Retirada do sistema “pare e siga” retomando o tráfego normal na rodovia, adotando medidas de gestão de risco, com o monitoramento contínuo, sinalização adequada e vistorias periódicas OU, subsidiariamente, retirar o sistema “pare e siga” durante a realização do 37° Festival de Inverno em Chapada dos Guimarães;
Justificativa
Segundo a Prefeitura de Chapada de Chapada, o evento movimenta quase 250 mil pessoas e cerca de R$ 8 milhões no município, que tem como principal atividade econômica o turismo.
O MPMT estabeleceu o prazo de 24 horas para que o Estado se manifeste sobre o cumprimento ou não das medidas recomendadas.
A Sinfra informa que irá analisar o documento emitido pelo MP e se manifestar posteriormente.
Situação de Chapada dos Guimarães
O Portão do Inferno, no ano de 2023, ficou marcado por inúmeras movimentações rochosas que atrapalharam o comércio, a infraestrutura e a vida em Chapada dos Guimarães.
Os desmoronamentos de blocos (veja o vídeo abaixo) na região ocorrem há muitos anos, porém as ocorrências têm se intensificado desde o começo do período chuvoso, em novembro de 2023. De lá pra cá, o local permanece com o tráfego de veículos prejudicado.
Impacto na sociedade
Alguns moradores relataram a perda significativa de turistas na região, principalmente em hotéis e pousadas.
A empresária Gisele Carvalho fez um forte desabafo no início do ano sobre a situação dos comércios na cidade. Ela que é dona de uma pousada, falou sobre a situação da cidade com a redução no fluxo de visitantes, em razão dos deslizamentos do Portão do Inferno. (Veja o vídeo abaixo).
Retadulamento
No dia 13 de março, a Sinfra (Secretaria de Infraestrutura e Logística) encaminhou o projeto ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico), ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e Ibama solicitando a dispensa de licenciamento ambiental, e a dispensa de licitação para fazer um retaludamento.
Isso consiste na retirada do maciço rochoso na curva do Portão do Inferno e a criação de taludes, uma série de cortes, que funcionam como degraus para impedir os deslizamentos de terra.
Com isso, a estrada será recuada em dez metros, evitando também a passagem sobre o viaduto que existe hoje no local.
O contrato é no valor de R$ 29,5 milhões com a empresa Lotufo Engenharia e Construção. O prazo para finalizar a obra é de 120 dias.
-
MP recomenda suspensão do bloqueio no Portão do Inferno para Festival de Inverno
-
Festival de Inverno 2024 terá mais de 10 shows nacionais; veja datas
-
Faltam 15 dias: confira os artistas que vão estar no Festival de Inverno
-
Confira a data de todos os shows do Festival de Inverno de Bonito
-
Tudo que você precisa saber sobre o Festival de Inverno 2024
-
Maiara e Maraísa, Lulu Santos e Titãs: veja atrações do Festival de Inverno em Chapada
-
Vejas as atrações já confirmadas para 37º Festival de Inverno em Chapadas dos Guimarães
-
Dilsinho, Maiara e Maraísa, Lulu Santos: veja o que vai rolar no Festival de Inverno