Se em “Central do Brasil” Fernanda Montenegro emocionou multidões sob a direção de Walter Salles, com “Ainda Estou Aqui”, o mais novo filme do cineasta, a missão fica a cargo de Fernanda Torres, a filha da maior dama da dramaturgia brasileira.
O longa tem dado o que falar desde que foi exibido neste domingo (1º) no Festival de Veneza. Nesta segunda-feira (2), a obra também ganhou o primeiro trailer. Assista abaixo.
A história
O filme é inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, que narra a história de Eunice Paiva, mãe de Marcelo, que passou 40 anos procurando a verdade sobre seu marido desaparecido, Rubens (interpretado por Selton Mello).
Ovacionado
O filme tem sido aclamado desde que foi exibido neste domingo (1º) no Festival de Veneza. O elenco do filme e o diretor foram aplaudidos de pé pelo público por cerca de 10 minutos e também arrancou elogios da crítica internacional.
Os aplausos emocionaram os atores. Confira abaixo.
O que diz a crítica
Para o Deadline, “Ainda Estou Aqui” é uma “celebração ao Brasil”. O jornal também ressaltou que Fernanda Torres “tem uma delicadeza emocional” em seu papel.
“É uma atuação que deve catapultá-la para a corrida pelos prêmios, 25 anos depois de sua mãe, Fernanda Montenegro, ter sido indicada ao Oscar pelo filme de sucesso de Salles, ‘Central do Brasil’,” acrescenta o site, conforme o g1.
O “The Guardian” deu três estrelas de cinco ao filme, elogiando a performance “incrível” de Torres no “drama sombrio e sincero”.
Já a Variety afirma que o longa é “profundamente pungente”, com uma atuação “soberba” de Fernanda Torres.
Enquanto o IndieWire diz que a performance da atriz “é tão espetacular quanto sua filmografia sugere”.
Será que vem Oscar?
“Ainda Estou Aqui” concorre ao principal prêmio do Festival de Veneza, o Leão de Ouro, e Fernanda Torres também está indicada na categoria de atriz. Ela concorre ao Volpi Cup contra ninguém mais, ninguém menos que Lady Gaga, estrela de “Coringa: Delírio a Dois”.
Resta saber se o longa brasileiro terá fôlego até o Oscar. Caso isso ocorra, a torcida dos cinéfilos de plantão é que Fernanda Torres seja indicada ao prêmio de atriz e traga a estatueta para casa.
A vitória da atriz seria uma reparação simbólica para a derrota amarga que Fernanda Montenegro sofreu, quando foi indicada por “Central do Brasil”. Fernanda Montenegro, inclusive, também estrela “Ainda Estou Aqui”.
Data de estreia
Apesar de todo o sucesso, antes mesmo da estreia, não há previsão de quando “Ainda Estou Aqui” será exibido nos cinemas brasileiros. A expectativa é de que ele continue rodando festivais. O filme é uma produção original Globoplay.