Obra que retrata o drama de crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica o filme “Quando Ele Chega”, produzido em Campo Grande foi eleito o melhor curta-metragem internacional no Tamizhagam International Film Festival, na Índia.
Este é o primeiro reconhecimento internacional do curta-metragem que foi lançado há cerca de um mês em festivais. De acordo com o diretor do filme, Roberto Leite, o prêmio é o resultado de um trabalho feito há muitas mãos.
“Recebemos essa notícia com muita alegria no coração porque é o resultado de um trabalho árduo, colaborativo que teve o apoio de muitas pessoas sonhando junto para escrever esse projeto, para montar esse projeto, para finalizá-lo. Estar no festival é muito legal, mas ganhar um prêmio também dá um gostinho muito especial devido ao reconhecimento para essas pessoas que estiveram junto comigo nesse processo”.
Roberto Leite, cineasta.
“Quando Ele Chega” narra a história de Bella, uma adolescente que, durante 7 anos, foi submetida a abusos psicológicos e sexuais por seu próprio pai.
A trama revela como essas experiências traumáticas afetaram não apenas Bella, mas também sua família e seu desempenho escolar, retratando uma jornada de dor, resiliência e busca por justiça.
O filme tem 33 minutos e, conforme Leite é inspirado na história real vivia por uma amiga dele em Campo Grande nos anos 2000. O curta traz a tona questões urgentes sobre a violência contra crianças e adolescentes.
“Esse filme tem um significado muito especial para mim, eu espero que chegue ao objetivo dele que é justamente tocar as crianças, tocar as pessoas sobre esse tema tão sensível que enfrentamos em Mato Grosso do Sul, especialmente em Campo Grande, que são os altos índices de abuso sexual de crianças e adolescentes. Se ele inspirar uma criança ou adolescente a denunciar os maus-tratos que venham sofrendo, isso para mim já é melhor do que um Oscar”.
Roberto Leite, cineasta.
Ainda não há previsão de quando o curta-metragem será exibido para o grande público, o filme ainda terá de cumprir o circuito de festivais de cinema, antes de voltar a ser exibido no circuito comercial ou ser disponibilizado pela internet.
-
Festival CineSur: moradores de Bonito verão filmes em 1ª mão
-
2º Bonito Cinesur terá prêmio de R$ 50 mil; inscrições abertas
-
1ª noite do Bonito Cinesur tem Reginaldo Faria e filme sobre a fronteira
Nos próximos meses, contudo, “Quando Ele Chega” ele deve ser exibido em pelo menos 10 escolas do estado. A obra foi feita tendo o apoio da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) e a Lei Paulo Gustavo 2024.
Vale destacar que esse não é o primeiro trabalho do cineasta a ganhar o mundo. Roberto Leite também dirigiu o curta-metragem independente “O Formoso”, vencedor de 34 prêmios em festivais de cidades como Londres, Hollywood, Nova York e Roma.
O filme, inclusive, compete em uma das mostra do Festival Cinesur o Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito.
Gravado no Bairro Dom Antônio Barbosa, “O Formoso” conta a história do menino Lucas e a aventura que ele vive após descobrir uma rinha de galo. Escondido dos apostadores, resgata o galo com a vontade de salvá-lo.