O fim de semana será de instabilidade climática em boa parte de Mato Grosso do Sul. A previsão indica tempestades com raios, trovões e até mesmo granizo ao longo deste sábado (2) e domingo (3).
Além das tempestades, não estão descartadas as possibilidades de chuvas intensas com rajadas de ventos e até queda de granizo. São esperados acumulados significativos de (chuva) com valores acima de 30 mm em 24 horas.
-
Da incerteza à dignidade: a luta pela água que mantém a vida
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), a situação meteorológica ocorre devido ao deslocamento de cavados – que é uma ondulação no sentido horário do fluxo dos ventos na atmosfera -, aliado ao intenso transporte de calor e umidade. A formação de áreas de baixa pressão atmosférica deve favorecer esta instabilidade em todo estado.
Veja como ficam as temperaturas nos próximos dias:
- Para as regiões sul, leste e sudeste as mínimas ficam entre 21-23°C e as máximas chegam a 28-34°C;
- Já no sudoeste e Pantanal, variam entre 24-27°C e 29-35°C;
- No Bolsão e norte ficam entre 21°C (mínima) e 35°C (máxima);
- Em Campo Grande, a mínima será de 21°C e máxima de 32°C. Os ventos ficam entre 40-60 km/h e, pontualmente podem ser rajadas mais acentuadas.
Mato Grosso do Sul está em alerta em razão das chuvas, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O indicativo começa neste sábado (2) e segue até segunda-feira (4). A previsão indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).
O alerta do Inmet indica as seguintes orientações:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).