A denúncia apresentada pelo Dourados, quanto à suposta irregularidade na escalação de jogadores do Águia Negra, nas quartas de final do campeonato sul-mato-grossense série A, não foi aceita pelo TJD-MS (Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul), nesta quarta-feira (26). Nenhum dos dois times seguem na competição.
A decisão proferida pelo presidente do TJD, Marcelo Carriel Honório, apresentou que, por maioria dos votos, decidiu-se pela negativa do recurso interposto pelo Dourados.
“Ratificando integralmente a decisão proferida pela 2ª comissão disciplinar, declarando no mérito a expressa validade jurídica integral da diretriz técnica nº 5 de 2025, reputando-a como compatível com o artigo 192 parágrafo 5º da Lei Geral de esporte bem como o CBJD e os princípios constitucionais pertinentes”, afirmou o magistrado.
Além disso, ficou decidido, por unanimidade, o “regular prosseguimento da competição do campeonato série A 2025”, que terá o primeiro jogo da final entre Ivinhema e Operário neste domingo (30).
A denúncia
O julgamento aconteceu depois que o Dourados apresentou denúncia, alegando susposta irregularidade na relação dos jogadores Luiz Eduardo da Silva dos Santos (Dudu) e Valdeci da Silva, que jogaram a partida da quarta de final no dia 9 de março.
Apesar de a Procuradoria, responsável por analisar os fatos e decidir se oferta ou não eventual denúncia, ter se manifestado a favor da desclassificação do Águia Negra no campeonato estadual, a maioria dos votos venceu e manteve o time na semifinal.
O Águia Negra seguiu para a semifinal do campeonato, mas perdeu para o Ivinhema no último domingo (23), deixando a competição. Como o recurso foi apresentado antes da partida, a sessão aconteceu mesmo sem nenhum dos dois times presentes na final do campeonato.
O caso
Valdeci e Luiz Eduardo, que estavam suspensos após tomarem o terceiro cartão amarelo no jogo de ida das quartas de final, foram escalados e entraram em campo na partida de volta, no Estádio Douradão, vencida nos pênaltis pelo Águia, por 3 a 1, após o DAC fazer 2 a 1 no tempo regular, no domingo (9).
Conforme o regulamento do Estadual, atletas e integrantes da comissão técnica dos times ficam automaticamente suspensos da próxima partida em que forem advertidos com o terceiro cartão amarelo.
No entanto, o presidente do Águia Negra alega que teve validação da Federação de Futebol (FFMS), através do diretor de competições e vice-presidente, Marco Antonio Tavares, para escalar os atletas.
Final do Estadual de MS
Ivinhema e Operário eliminaram Águia Negra e Portuguesa/FC, respectivamente, e disputarão o título. Confira a tabela detalhada da competição divulgada nesta segunda-feira (24) pela FFMS (Federação de Mato Grosso do Sul).

Além do título, o time garante o direito de representar Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil 2026.
O Operário, mandante da partida de ida da fase final, escolheu jogar no próximo sábado (29), às 18h, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande. O Ivinhema, por ter a melhor campanha em toda a competição, jogará no domingo, 6 de abril, às 17h, no Estádio Saraivão, em Ivinhema.
Conforme o regulamento do Campeonato Estadual, não há vantagem entre os finalistas. Caso tenha igualdade em pontos e saldos de gols depois dos dois jogos, o time campeão será definido em pênaltis.
Nesta edição do Sul-Mato-Grossense, Operário e Ivinhema se enfrentaram logo na primeira fase, na capital, e o Azulão do Vale venceu por 4 a 0.
Em 2024, as duas equipes se encararam nas quartas de final, com vitória do Operário fora de casa por 1 a 0; Ivinhema devolveu o placar. Nos pênaltis, a classificação foi alvinegra.
-
Ivinhema goleia o Águia Negra e garante vaga na final do Estadual de MS
-
Decisão mantém Águia Negra na semifinal do sul-mato-grossense
-
Dourados perde em casa e Águia Negra vai às semifinais no sul-mato-grossense