Focos de incêndio na área amazônica em 2024 superam os números do ano anterior

CNN Brasil


Neste ano, o bioma amazônico ultrapassou o número de queimadas registradas em todo ano de 2023. No sábado (21), a área contabilizou 100.543 focos de incêndio — marca que ultrapassou as 98.646 ocorrências em todo o ano passado.

O total de queimadas de 2024 na Amazônia é quase o dobro do contabilizado até setembro do ano passado, que registrou 57.941 incêndios. Os focos crescem desde abril, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Apenas no mês de setembro foram registrados 37.354 focos de incêndios até esta segunda-feira (23), um aumento de cerca de 40% em relação ao ano passado, que teve 26.452 casos no mesmo período.

Neste domingo (22), o estado do Amazonas, que abriga a maior parte do bioma amazônico, atingiu o recorde histórico de focos de incêndio, com 21.289. Em 2022, o total de queimadas em todo ano foi de 21.217, ainda segundo dados do Inpe.

Amazonas em emergência

Todos os 62 municípios amazonenses estão em emergência por conta dos efeitos da estiagem, de acordo com decreto do governador Wilson Lima.

De junho até este domingo (22), mais de 18,1 mil focos de incêndio foram combatidos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). Mais de 2 mil incêndios na capital e 16 mil no interior do estado.

*Sob supervisão 



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Itamaraty condena ataques no Líbano e pede fim das hostilidades

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nesta segunda-feira (23) um comunicado em que condena os…

“Riqueza não é escudo para a impunidade”, diz juíza em pedido de prisão de Gusttavo Lima

Na decisão desta segunda-feira (23), que determina a prisão do cantor Gusttavo Lima, Andréa Calado…

Quantas vezes nos apressamos para julgar o próximo?

No episódio desta segunda-feira (23), o podcast Pense Nisso traz uma reflexão sobre as aparências.…