Fonte da Fontana di Trevi é reaberta após dois meses de restauro na Itália

CNN Brasil


Na Itália, a fonte da Fontana di Trevi foi reaberta neste domingo (22) após mais de dois meses de limpeza e restauração, como parte dos preparativos de Roma para o Ano Santo Católico Romano 2025.

O trabalho incluiu a remoção de sujeira, poluição, óxido de ferro e calcário do monumento do século 18, um dos mais conhecidos de muitas atrações turísticas de Roma.

Durante esse tempo, a fonte tinha sido drenada, mas os visitantes puderam vê-la de uma ponte temporária.

O Vaticano espera que até 32 milhões de turistas irão até a capital italiana para o Jubileu, colocando a infraestrutura antiquada de Roma sob enorme pressão e adicionando às dores de cabeça de gerenciar o fluxo de visitantes.

Concluída em 1762, a fonte é uma obra-prima do barroco tardio, com estátuas de tritões guiando o carro da concha do deus Oceanus, ilustrando o tema do domar das águas.

A tradição dita que os visitantes joguem uma moeda na fonte para garantir o seu retorno a Roma. Durante os trabalhos, os visitantes tiveram que jogar moedas em uma piscina temporária.

Também é lembrada por uma das cenas mais famosas do cinema quando, em “La Dolce Vita” de Federico Fellini, Anita Ekberg entra na fonte e convida seu coprotagonista Marcello Mastroianni para se juntar a ela: “Marcello! Venha aqui!”



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Grinch policial? Agente disfarçado prende suspeito de tráfico no Peru; veja vídeo

Um policial peruano vestido como o personagem de Natal Grinch liderou uma operação da polícia…

O que falta saber sobre queda de avião que matou 10 pessoas em Gramado

As Forças de Segurança do Rio Grande do Sul seguem os trabalhos de resgate dos…

Premiê da Itália diz que ameaça da Rússia à segurança da UE é mais ampla

A Rússia representa ameaça à segurança da União Europeia não apenas na questão militar, já…