Fortes chuvas que atingem partes da Europa Central matam pelo menos 4 pessoas

CNN Brasil


Pelo menos quatro pessoas morreram, milhares de casas foram danificadas e centenas de pessoas foram retiradas depois que uma das chuvas mais fortes em anos atingiram a Europa Central e Oriental.

Um sistema de baixa pressão de movimento lento chamado Storm Boris despejou um mês de chuva em várias capitais históricas da Europa, incluindo Viena, Bratislava e Praga.

Quatro pessoas morreram na Romênia, onde a chuva deixou centenas de pessoas presas em áreas inundadas. Serviços de resgate foram lançados em condados duramente atingidos, pois as autoridades alertam que registraram as chuvas mais pesadas em 100 anos nas últimas 24 horas.

“Os efeitos foram mais críticos em sete localidades”, disse o Ministro do Interior da Romênia, Cătălin Predoiu, à afiliada da CNN, Antena 3. “Eles já intervieram lá para salvar 95 pessoas. Infelizmente, quatro pessoas foram encontradas mortas em suas casas ou quintais”, ele acrescentou.

Os rios transbordaram na Polônia e na República Tcheca. No sul da Polônia, as autoridades ordenaram a retirada de residências na cidade de Glucholazy. O nível do rio Biala Glicholaska subiu dois metros durante na noite de sexta (13).

Após uma noite difícil e centenas de incidentes relatados, o Ministro do Interior da Polônia, Tomasz Siemoniak, disse à TVN24 que eles estavam “focando em quais seriam as ameaças nas próximas horas”.

Espera-se que inundações significativas continuem na República Tcheca, onde as autoridades ordenaram retiradas obrigatórias para algumas áreas.

Imagens divulgadas pelo Serviço de Bombeiros e Resgate da República Tcheca mostraram ruas inundadas no município de Benešově nad Černou, no sul, onde duas mulheres que não seguiram as ordens de retirada tiveram que ser resgatadas de barco.

Na Alemanha, os estados do sul e do leste em particular estão se preparando para inundações. Alertas de inundação foram emitidos para rios no estado da Saxônia.

Na vizinha Áustria, chuvas fortes fizeram com que os níveis de água subissem em vários rios, levando os serviços de resgate a serem chamados para partes do país durante a noite.

Espera-se que inundações generalizadas e significativas continuem durante o fim de semana.

Alertas vermelhos foram emitidos para partes da Polônia, Alemanha, República Tcheca, Áustria e Eslováquia. Este nível de alerta está associado a “fenômenos meteorológicos intensos” e “grandes danos são prováveis”, de acordo com o Meteoalarm.

Os meteorologistas da CNN Taylor Ward, Allison Chinchar e Elliana Hebert contribuíram para esta reportagem.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Pedido de prisão de Netanyahu deve ser “ponto de virada“, dizem agências

Diversas agências humanitárias alertaram que a comunidade internacional deve apoiar a decisão do Tribunal Penal…

Câmeras de ônibus flagram dois suspeitos pela execução de delator em Guarulhos

Dois homens, apontados pela polícia como os executores do empresário Antonio Vinicius Gritzbach, delator assassinado…

Com Bolsonaro, quem são os outros do clã indiciado por golpe de Estado

A PF (Polícia Federal) indiciou um verdadeiro clã por tentativa de golpe de Estado nesta…