Um dos símbolos do Pantanal mato-grossense, o tuiuiú, foi flagrado em uma cena repleta de amor e esperança enquanto alimentava seus três filhotes no ninho, na região de Poconé, a 104 km de Cuiabá.
O momento foi registrado pelo fotógrafo Erisvaldo Almeida, na última quinta-feira (11), e cedido ao Primeira Página; assista abaixo:
Ninho de tuiuiús no Pantanal
O vídeo foi feito próximo a uma torre de observação a poucos metros de uma pousada, no km 65 da Rodovia Transpantaneira.
Em um momento em que a maior planície alagável do mundo enfrenta, novamente, as queimadas, essa cena surge como sinônimo de esperança e renovação!
Erisvaldo explicou ao Primeira Página que aguardou por horas no local para que conseguisse filmar o momento e que estranhou a proximidade das aves que, geralmente, constroem seus ninhos em locais de difícil acesso e mais afastados da presença humana.
Como é possível ver no vídeo acima, a ave alimenta os filhotes com pequenos peixes, ato comum da espécie. A reprodução deles, inclusive, coincide com a baixa das águas, momento em que os peixes podem ser facilmente capturados nas margens de rios ou lagos.
Os tuiuiús são consideradas as maiores aves voadoras do Pantanal, podendo chegar a 1,60 cm de altura e pesar cerca de 8 kg.
Com as asas abertas, a ave tem um tamanho de envergadura de até 3 metros, segundo a revista The Clements Checklist of Birds of the World, do autor Jim Clements, que catalogou as principais características de aves de várias espécies no mundo.
O bico preto e grande, que pode chegar a 30 cm, é um dos diferenciais da espécie e, geralmente, é maior nas fêmeas.
-
Dia Mundial da Cobra: confira o top 3 das sucuris mais bombadas
-
Cobra rara sem veneno é filmada por biólogo no Pantanal: veja o vídeo
-
Selvagem e encantadora: vida no Pantanal é tema de exposição de fotos em Cuiabá