“Francisco, o misericordioso“: padre Júlio lamenta morte do papa


O papa Francisco, uma voz dos pobres que reformulou a Igreja Católica, morreu aos 88 anos, nesta segunda-feira (21). A morte do papa foi anunciada pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano.

A notícia da morte do papa Francisco reverberou com profunda tristeza entre líderes religiosos e fiéis em todo o mundo. No Brasil, o padre Júlio Lancellotti, conhecido por seu trabalho com a população de rua, expressou seu pesar e destacou o legado de misericórdia e compaixão do pontífice.

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o padre Júlio compartilhou um presente especial recebido do papa Francisco: um solidéu, pequeno chapéu usado pelo papa, enviado como um gesto de carinho e proximidade aos irmãos de rua atendidos pela Pastoral do Povo de Rua.

“‘Solidéu’ quer dizer ‘só de Deus’. Por isso que o papa usa. E quando, em Roma, ele quis mandar um gesto concreto de carinho, ele disse: ‘Faça chegar para os irmãos de rua como o meu gesto de carinho e de proximidade’”, relatou o padre.

Visivelmente emocionado, padre Júlio ressaltou a importância do legado deixado por Francisco: “Que todos nós tenhamos sempre presente o legado do papa Francisco. Francisco, o misericordioso”.

Morte de Francisco

A morte do papa foi anunciada pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano. “Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que comunico a morte do nosso Santo padre Francisco”, disse um comunicado do camerlengo.

Farrell continuou: “Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados”.

O pontífice argentino passou por episódios de dificuldades respiratórias no começo do ano. Ele ficou internado por quase 40 dias no Hospital Gemelli e recebeu alta no dia 23 de março.

Em seguida, o papa recebeu um diagnóstico de pneumonia nos dois pulmões, uma condição que pode inflamar e cicatrizar os órgãos, dificultando a respiração.

O Vaticano descreveu a infecção do papa como “complexa” e explicou que foi causada por dois ou mais microrganismos.

Enquanto esteve no hospital, o pontífice apresentou diferentes quadros de saúde, tendo pioras seguidas de melhoras.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

13 suspeitos de tráfico interestadual de drogas são presos em MT

55 ordens judiciais contra uma organização criminosa interestadual especializada no tráfico de drogas e lavagem…

Incêndio em plataforma de petróleo no RJ deixou 32 feridos

O incêndio de grandes proporções que atingiu a plataforma de petróleo PCH-1 (Cherne 1), localizada…

Em vida, papa Francisco criticou divórcios, mas estabeleceu exceções

O papa Francisco ganhou reconhecimento por equilibrar posturas progressistas e, ao mesmo tempo, tradicionais em…