Depois de dias de trégua, Corumbá – cidade a 446 quilômetros de Campo Grande – volta a sofre com os incêndios que consoem o Pantanal sul-mato-grossense. Neste sábado (27) a fumaça voltou a pintar o cenário da cidade e a atormentar os moradores, que tem dificuldade até para respirar por causa do tempo seco e do cheiro forte.
No início do mês, os moradores passaram semanas sem meio a fumaça, mas com a chegada do frio em Mato Grosso do Sul e uma leve chuva, a situação foi amenizada, pelo menos dentro da cidade.
Mas o tempo seco e o calor voltaram com força total e junto com elas, os incêndios ao redor da cidade.
-
Frio pouco contribuiu na extinção dos focos de incêndio no Pantanal de MS
-
Risco de fogo voltar mantém força-tarefa mobilizada no Pantanal
Nesta semana, pelo menos, dois morros que ficam dentro de Corumbá são consumidos pelo fogo, bem perto da casa dos moradores. Imagens gravadas pelos corumbaenses mostram o paredão de fogo no topo do morro no meio da noite. (Vídeo acima).
Segundo moradores da região, o fogo teria começado na estrada da Bocaina, que fica do outro lado do morro e é uma área com bastante lixo. Outro morro também pega fogo dentro da cidade; ele fica no Bairro Aeroporto.
A fumaça afeta principalmente os bairros Cristo Redentor, Previsul e Vitória Régia, mas é vista também nas regiões mais distantes da cidade.