O caixão do ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter começou a jornada final pele estado natal do político, a Geórgia, neste sábado (4). Ele partiu do Phoebe Sumter Medical Center, perto de Plains, cidade natal de Carter.
Agentes especiais em atividade e outros já aposentados do Serviço Secreto dos EUA levaram o caixão até o carro funerário e o acompanharam para fora do centro médico.
Integrantes da família Carter também se reuniram para a transferência, que marcou o início do funeral de Estado do ex-presidente.
Pessoas em luto segurando bandeiras dos EUA se reuniram na beira da estrada que sai do centro médico para homenagear Carter enquanto a procissão passava.
A carreata levará Carter por sua cidade natal, Plains, na Geórgia, e para Atlanta, com paradas no capitólio do estado e depois no Carter Presidential Center, onde ele ficará em repouso até ser levado de avião para Washington na terça-feira (7).
Em Washington, ele ficará na Rotunda do Capitólio dos EUA. George H.W. Bush foi o último presidente dos EUA a ficar ali, uma tradição que remonta a Abraham Lincoln.
Um funeral será realizado na Catedral Nacional de Washington na quinta-feira (9), após o qual o corpo de Jimmy Carter será levado de volta para a Geórgia para um enterro privado.