Novo apresentador? Um gambá aventureiro invadiu os estúdios da Morena FM, na noite de segunda-feira (13), em Campo Grande, e provocou a maior onda. O animal chegou a ocupar uma cadeira e não deixou de percorrer o espaço, antes de fugir.
O bicho já havia sido visto correndo na varanda da emissora, em outra ocasião. Uma equipe da PMA (Polícia Militar Ambiental) foi acionada, mas o gambazinho escapou antes mesmo da chegada dos militares.
-
Capivara vira presa de sucuri em rio de água cristalina
O que fazer quando receber a visita de um gambá?
Assim como em todos os casos de animais silvestres que possam aparecer em casas e empresas, o primeiro impulso do ser humano, especialmente se for um filhote, pode ser o de recolhê-los e retirá-los do ambiente onde estão. Porém, a recomendação é analisar visualmente, e se não estiver machucado, deixá-lo onde está e se afastar do local, pois muito provavelmente a mãe está por perto.
Nas residências, a PMA orienta que os adultos não se aproximem e também evitem as crianças de se aproximarem, principalmente se forem animais que ofereçam riscos, como grandes mamíferos ou bichos peçonhentos, pois quando se sentem acuados a tendência é o ataque como instinto de defesa.
A principal recomendação é ligar para a PMA que irá avaliar junto ao cidadão sobre a necessidade de enviar uma equipe para fazer a captura do animal, ou apenas de orientar sobre o que fazer. Caso o animal esteja machucado, ajuda também pode ser solicitada ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).
Batalhão de Polícia Militar Ambiental
Av. Mato Grosso, Jardim Veraneio – Campo Grande (MS)
Telefone: (67) 3357-1501
Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS)
Rua Lima Félix, 154 – Chácara Cachoeira
Telefone: (67) 3326-6003