Gari que resgatou bebê do lixo recebe homenagem no Rio

CNN Brasil


O gari Samuel Santos e mais três funcionários da Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb) receberam nesta quarta-feira (9) uma Moção de Louvor na Câmara Municipal. O reconhecimento foi uma iniciativa do vereador Leniel Borel (PP) pelo resgate de uma recém nascida durante o trabalho de coleta de lixo realizado pela equipe.

“Esse é um gesto de humanidade que ainda faz a gente acreditar no ser humano”, destacou o vereador.

A bebê foi localizada por Samuel na madrugada do dia primeiro de abril. Ele fazia o trabalho de rotina com mais dois garis, Anderson Mendes e Jeferson Guedes, na rua Ouro Preto, entre Quintino e Cascadura, na zona norte do Rio, quando sentiu que tinha algo diferente. No meio do lixo, embaixo de uma caixa , encontrou a menina.

Em entrevista à CNN, o gari disse que, primeiro, pensou que tinha encontrado uma boneca, depois viu que era uma recém-nascida e foi difícil segurar a emoção.

“Pensei que era uma ‘bebê reborn’, mas depois eu meti a mão e senti mole demais pra ser uma boneca. Assim que me aproximei, ela fez o primeiro chorinho, deu a primeira balançadinha na perna, ali acabou tudo, a perna balançou, coração acelerou”.

E completou: “Ela tava no meio do lixo, cachorro, rato, animais poderiam ter encontrado ela primeiro que a gente. Graças a Deus, fomos colocados no caminho dela”.

Desde o resgate, a bebê está internada na Maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira, na zona norte da capital fluminense. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, a menina está bem e segue recebendo acompanhamento médico até ficar pronta para a alta.

A partir daí, o Conselho Tutelar vai tentar localizar a família biológica da menina, ver se existe interesse na guarda. Não havendo, vai ser iniciado o processo de adoção. Samuel vai entrar na fila para adotar a Vitória, como os garis batizaram a criança.

“Pretendo adotar, mas é uma burocracia do caramba. Se Deus quiser, vou conseguir. Mas, se não for pra gente, a família que conseguir que ela seja uma vitória”. E completou: “Ela é uma guerreira, já nasceu lutando, já nasceu ganhando”.

A polícia civil investiga quem deixou a bebê no lixo. Os agentes já solicitaram imagens de câmeras de segurança da região. Por meio de nota, a Comlurb lamentou o caso e parabenizou os colaboradores.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

“Excelentes trocas“: EUA, Europa e Kiev debatem guerra na Ucrânia

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e Steve Witkoff, enviado internacional do…

Médico é demitido após pesquisar itens esportivos durante atendimento

Um médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inhumas (GO), região metropolitana de Goiânia,…

Receita Federal libera consulta ao lote de restituição na próxima quarta

Contribuintes que regularizaram pendências no Imposto de Renda e caíram na malha fina já podem…