Uma harpia, também conhecida como gavião-real e considerada uma das maiores aves de rapina das Américas, acaba de ganhar uma nova chance na natureza. Resgatada com alterações nas garras no sul do Pará, ela foi encaminhada para Mato Grosso, onde passou por tratamento especializado e um processo de reabilitação que incluiu até treino de caça.
O primeiro destino do gavião foi o município de Sorriso (MT), onde recebeu cuidados da médica veterinária Lilian Medeiros. Após o tratamento inicial, a ave foi transferida para uma Área de Soltura de Animais Silvestres, localizada dentro do Santuário de Elefantes Brasil, onde treinou suas habilidades de caça.
Agora, pronta para retornar à natureza, a harpia foi levada para o Parque Nacional do Jamanxim, uma área protegida, onde ela vai poder viver com mais segurança e contribuir para a conservação da sua espécie.
Em uma publicação pelas redes sociais, a equipe responsável destacou que a operação foi resultado de uma força-tarefa envolvendo diversas instituições, entre elas, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), que cuidou de toda a logística no estado.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que definiu o local de soltura dentro do Projeto Harpia, no Parque Nacional do Jamanxim.
O resgate inicial foi feito pela Via Brasil, concessionária responsável pela BR-163. Veja o momento da soltura no vídeo abaixo:
-
Crime, não diversão: macaco-prego é flagrado bebendo cerveja em Bonito
-
Uso de animais em testes de cosméticos está oficialmente proibido no Brasil
-
Mulher investigada por maus-tratos a animais em Cuiabá é solta
-
Em seis meses, 307 animais “visitaram” residências em Campo Grande