A famosa plantação de girassol, na região do Indubrasil, saída para Sidrolândia, em Campo Grande, está diferente. Ao contrário do ano passado, as flores não cresceram muito. O motivo? A falta de chuva.
Contudo, a paisagem continua bonita. Assista o vídeo:
No ano passado, neste mesmo período, o Primeira Página marcou presença no local e se deparou com enormes girassóis, até mesmo em maior quantidade. Mas, desta vez, o maior deles alcança a cintura de uma pessoa de aproximadamente 1,68m.
“Tá vivo por um milagre”
Segundo o gerente de lavoura, Carlos de Lima Rosa, os girassóis foram plantados em junho.
“No passado choveu bastante, e choveu na hora certa. Esse ano ficou 90 dias depois de plantado. E ele nasceu com a umidade que tinha, aí ficou, ficou, foi desenvolvendo, meio morrendo, meio não. Aí eu tentei segurar com o nitrogênio, e fui passando o que dava, né? Vocês podem ver que agora depois da chuva, o tanto de girassol que nasceu no meio, girassolzinho. Tá vivo por um milagre”.
Carlos de Lima Rosa
Neste último domingo (1), Carlos conta que a plantação recebeu vários visitantes. “Você olhava por cima do girassol e tava aparecendo formiga lá no meio. Tava cheio, e é porque tem espaço pra andar, né? Por ele estar ralo, as pessoas vão entrando, tentando achar o melhor lugar pra tirar foto”, diz Carlos, que pede para as pessoas terem mais cuidado.
“Que não estrague, não entre com o carro dentro da lavoura. E não arrancar e levar. Leva pra quê? Ele não pega em casa. Dá pra transplantar? Não.”
Carlos de Lima Rosa
A lavoura ocorre apenas uma vez por ano. Nesta safra, Carlos acredita que a plantação de girassóis deve durar 20 dias para quem quiser visitar. Daqui a 40 dias, irão recolher tudo. No entanto, a falta de esperança por dias de chuva entristece.
“Ah! Isso daí não vai muito tempo não, porque agora que parou de chover de novo eu acho que no máximo aí uns 20, 15 dias. Ele tá concluindo as flores que tem. Só que vai vir outra remessa de flores. Tem uns brotinho lá, né? Se chover, vai ficar bom”.
-
1ª vez na plantação, jornalista transforma girassóis em protagonistas
-
Plantação atrai dezenas de pessoas atrás da melhor foto com girassóis
O gerente explica ainda que o girassol plantado na área de 200 hectares é para comércio, principalmente para quem tem aves. “Hoje mesmo eu trouxe um girassol para um rapaz que cria passarinho. E hoje em dia fazem mix de semente, de girassol, de linhaça. Pra vender pra óleo é muito difícil”, aponta.
Quer visitar a famosa plantação de girassol?
O local exato pode ser pesquisado no Google como “Campo do Girassol – Indubrasil”. Fica bem ao lado de uma subestação elétrica. Até chegar lá, os visitantes pegam uma estrada de chão que dura uns 10 minutos. De longe, é possível ver o “mar amarelo”.
Reforçando!
- NÃO entre com o carro na lavoura
- NÃO arranque os pés de girassol
- NÃO pise em cima dos pés de girassol
Aprecie, tire fotos, sinta a energia…