Uma pesquisa aponta que mais de 158 milhões de brasileiros acompanham esportes, seja assistindo às transmissões ao vivo, seja buscando informações sobre os times e modalidades. Em Cuiabá e Várzea não é diferente, os dados apontam que 114 mil pessoas acompanham ao Globo Esporte, por minuto, todos os dias.
Os dados apontam que a cultura esportiva já faz parte do cotidiano dos telespectadores da TV Centro América. A paixão pelo futebol faz com que cuiabanos e varzea-grandenses permaneçam ligados na emissora todos os dias.
Tanto que 76,1% das pessoas entrevistadas durante a pesquisa afirmam torcer para algum time de futebol de Cuiabá ou Várzea Grande.
Nacionalmente, um estudo da Associação Europeia de Clubes (ECA) revelou que um em cada quatro torcedores acompanha o esporte como um compromisso social. Além disso, 84% dos entrevistados afirmaram que assistir às partidas na TV proporciona momentos de união com amigos e familiares.
O envolvimento emocional também é expressivo: 85% do público relataram se sentirem emocionados ao assistir a transmissões ao vivo, segundo dados da Offerwise.
Além disso, competições esportivas se tornam grandes eventos em Mato Grosso e contribuem com a movimentação econômica, já que muitos torcedores optam por acompanhar as transmissões juntos.
Líder no segmento
A pesquisa também destacou a preferência dos cuiabanos e varzea-grandenses pelo Globo Esporte: o programa representa 53,69% da audiência local em relação às emissoras concorrentes.
Em termos de pontos de audiência, o Globo Esporte alcançou, na região metropolitana, 13.70, o que representa mais de 8 pontos à frente da segunda colocada, que tem 5.02.
As demais emissoras registraram números bem inferiores, variando entre 2.08 e 1.39 pontos.
Consumo de esporte na TV aberta
Os dados reforçam a relevância da TV aberta como o principal canal para fãs de esporte. Segundo a pesquisa da MindMiners, 65% dos brasileiros ainda preferem acompanhar conteúdos esportivos por essa mídia. Redes sociais (48%), canais pagos (38%), serviços de streaming (31%) e portais de internet (28%) aparecem em sequência como meios de consumo.
A TV também desempenha um papel emocional: 77% dos entrevistados afirmaram que assistir aos jogos pela televisão os faz sentir parte do evento.
Paixão nacional pelo futebol
O futebol segue como a modalidade esportiva favorita no Brasil. Entre os eventos esportivos preferidos do público, quatro dos cinco mais citados são ligados ao futebol:
- Copa do Mundo de Futebol: 60%
- Olimpíadas: 49%
- Copa do Brasil: 43%
- Brasileirão: 41%
- Copa Libertadores: 41%
Todas essas competições são exibidas pela TV Centro América, fortalecendo sua conexão com os torcedores mato-grossenses.
Como conectar sua marca ao esporte
Para os anunciantes que desejam causar uma impressão mais profunda e obter melhores resultados com estratégias relacionadas ao esporte, a Globo compartilha algumas recomendações:
- Transmita valores universais: conecte sua campanha a elementos emocionais que ressoem com todos os públicos, não apenas com fãs de esportes.
- Destaque a cultura brasileira: o esporte é parte essencial da identidade cultural nacional, e essa conexão pode potencializar a comunicação da marca.
- Invista em boas histórias: histórias bem elaboradas, com roteiros emocionantes e trilhas sonoras impactantes, têm maior poder de engajamento.
- Insira elementos esportivos surpresa: mesmo que o esporte não seja o tema central da campanha, referências sutis e bem posicionadas podem gerar relevância.
Com início da temporada de jogos, começando pelo Campeonato Mato-grossense o segmento esportivo se torna um campo vasto para impulsionar negócios e fortalecer marcas.
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