Quem são os pantaneiros que desbravam e protegem a Serra do Amolar, no Pantanal de Mato Grosso do Sul? O que comem? Como vivem? Sexta-feira (2), no Globo Repórter.
Siiim, a próxima edição do programa foi produzida aqui no estado.
O repórter Alysson Maruyama, o produtor Gustavo Arakaki, os cinegrafistas Chico Gomes e Marcus Vinnicius, e o auxiliar técnico Bruno Batista, da TV Morena, se aventuraram pela região e encararam 30 km da travessia Guadakan.
-
O canto delas já rodou o país e foi parar até dentro de uma cova
No caminho, lindas paisagens, mas também muitas pedras e uma grande subida. A aventura chegou até o ponto mais alto da Serra do Amolar, a quase mil metros de altitude.
“Subir a Serra do Amolar foi uma das experiências mais incríveis da minha vida. Um lugar mágico onde a gente tem a oportunidade de fazer uma imersão no Pantanal. Lá conheci pessoas guerreiras que atuam como verdadeiras guardiãs daquele portal da biodiversidade”.
Alysson Maruyama
Do ponto mais alto, é possível ter uma visão de 360 graus do Pantanal. O esforço, inclusive, resultou em uma bela imagem, acima das nuvens. Veja só:
Globo Repórter em MS
Os 30 km percorridos pela equipe representam metade de uma trilha em construção. A aventura permitirá o turismo na região e, além disso, o caminho vai ajudar brigadistas na prevenção e no combate a incêndios.
Atualmente, áreas anteriormente devastadas pelo fogo estão sendo reflorestadas por moradores, que também estão encontrando novas formas de geração de renda, além da pesca e venda de iscas.
E tem um lugar, nos arredores da serra, que é um verdadeiro jardim submerso. A equipe mergulhou nas águas transparentes do Paraguai-Mirim, um momento incrível e que será destaque do Globo Repórter.
“O programa está lindo, espero que ele contribua pra ajudar a manter o amolar preservado.”
Alysson Maruyama
Quer spoiler das belezas que serão exploradas no programa? Dá só uma olhada nessa galeria incrível: