Atenção a mais um golpe na praça para enganar os cidadãos sul-mato-grossenses. O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) alerta os condutores para o golpe do SMS com notificação de multa e penalidade em nome do órgão.
O golpe funciona da seguinte maneira: uma mensagem com um link é enviada via SMS com informações que afirmam que a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) da pessoa está com processo de suspensão em andamento. Ao acessar o suporto link de consulta, o cidadão é direcionado a uma página que imita o GOV.BR do Governo Federal. Ao preencher os dados para fazer a consulta, o resultado mostra dados pessoais do condutor, e supostas informações da infração cometida e valores, além de um campo com a opção “regularizar”.
Cerca de dez pessoas relataram ter recebido a mensagem a agência de Nova Andradina, e pelo menos duas efetuaram o pagamento com valores de R$ 119 e R$ 193, segundo o departamento de trânsito. No entanto, não há registro de quantas pessoas já caíram no golpe em Mato Grosso do Sul, sendo que a mesma dinâmica foi registrada em Espírito Santo (ES), Mato Grosso (MT), São Paulo (SP) e Paraíba (PB).
O Detran-MS alerta que nenhum órgão do Governo solicita pagamentos ou dados por SMS. Os contatos realizados pelo Detran-MS com condutores ou proprietários de veículos são realizados por meio de canais oficiais.
Em caso de dúvidas é possível entrar em contato pela Central de Informações 154 (Capital) e (67)3368-0500 (Interior) ou ainda agendar atendimento na agência mais próxima.
-
Aposentado, cuidado com o golpe do Pix: saiba como identificar