Governo decreta situação de emergência em Sonora após temporais


O Governo de Mato Grosso do Sul reconheceu e decretou situação de emergência no município de Sonora – a 347 quilômetros de Campo Grande, após estragos causados pelas chuvas no dia 8 de janeiro.

O reconhecimento é baseado em um relatório da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, que detalha os danos e a incapacidade do município para responder ao desastre devido à falta de recursos.

O decreto é válido por um período de 180 dias, permitindo que o município receba apoio para lidar com os efeitos das enxurradas.

  1. Vídeo: chuvarada de 61 milímetros alaga ruas e residências em Sonora

  2. Temporal causa estragos e prefeitura de Sonora deve decretar emergência

Todos os órgãos estaduais são autorizados a atuar sob a coordenação da Defesa Civil, visando a resposta ao desastre, reabilitação e reconstrução.

Está permitida a convocação de voluntários e a realização de campanhas para arrecadar recursos para ajudar a população afetada.

As autoridades de defesa civil podem entrar em propriedades para prestar socorro ou evacuar pessoas em situações de risco iminente.

Em casos de emergência, a aquisição de bens e serviços necessários para a resposta à situação é dispensada de licitação, garantindo agilidade nas ações.

    A situação tem como plano facilitar a recuperação do município e assegurar a segurança da população afetada pelas enxurradas.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Brasil tem 5,5 mil pontes com mais de 50 anos e engenheiros fazem alerta

As estradas brasileiras têm cerca de 5.500 pontes com mais de 50 anos de uso,…

Já viu cobra tomar água? Píton albina mata sede em dia de calorão

Bebeu água? Ta com sede? Olha, olha, olha a água mineral! Sim, sim, nossa Capitu,…

Hamas diz que negociações com Israel dependem da libertação de prisioneiros

As negociações com Israel através de mediadores sobre novas etapas de um acordo de cessar-fogo…