Governo Trump cancela proteção de imigrantes venezuelanos nos EUA, diz NYT

CNN Brasil


O governo Trump revogou uma extensão das proteções de deportação que o governo anterior concedeu a mais de 600 mil venezuelanos que já estavam nos Estados Unidos, informou o New York Times na terça-feira (28), citando uma cópia da decisão.

A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, revogou uma medida do governo Biden que permitia aos venezuelanos nos EUA, há mais 18 meses, um alívio de deportação e acesso a autorizações de trabalho por meio do programa Status de Proteção Temporária (TPS na sigla em inglês), segundo o jornal.

O presidente republicano Donald Trump assumiu o cargo em 20 de janeiro prometendo reprimir a imigração ilegal e programas humanitários que, segundo ele, vão além da intenção dos EUA.

O republicano tentou encerrar a maioria das inscrições no TPS durante seu primeiro mandato, mas foi impedido pelos tribunais federais.

O programa está disponível para pessoas cujo país de origem sofreu um desastre natural, conflito armado ou outro evento extraordinário.

Joe Biden, ex-presidente democrata, expandiu o TPS e agora ele cobre mais de 1 milhão de pessoas de 17 países.

O secretário de Segurança Interna de Biden, Alejandro Mayorkas, emitiu a extensão para a Venezuela uma semana e meia antes de Trump assumir o cargo, embora as proteções existentes para os venezuelanos expirassem até abril para alguns inscritos e setembro para outros.

Ele também estendeu o TPS para pessoas de El Salvador, Ucrânia e Sudão.

O New York Times informou que a revogação feita por Noem exige que ela decida o que fazer com as proteções que expiram em abril até sábado (1º) ou que elas sejam renovadas automaticamente por seis meses.

O Departamento de Segurança Interna dos EUA não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

5 maneiras de identificar um mentiroso (a)

Será que você consegue identificar quando alguém não está sendo totalmente sincero? A mentira pode…

Policiais do Choque desocupam acampamento do MST em Dourados

Cerca de 270 famílias que viviam em um acampamento do MST (Movimento Sem Terra), às…

Suspeito de matar companheira é preso em SP; corpo foi encontrado em casa

O suspeito de assassinar assassinar Thamyres Araújo, de 25 anos, foi preso, na manhã de…