Um forte incêndio florestal atingiu parte da cidade turística de Jasper, no oeste do Canadá, disseram as autoridades. Bombeiros estão trabalhando nesta quinta-feira (25) para salvar o máximo de prédios possível.
Jasper fica no meio do Parque Nacional de Jasper, na província de Alberta. A cidade e o parque, que atrai mais de 2 milhões de turistas por ano, foram desocupados na segunda-feira, quando as autoridades estimaram que havia 15 mil visitantes no parque.
“Como mostram as fotos e vídeos que circulam online, perdas significativas ocorreram na área da cidade”, disse a Parks Canada em um comunicado, mas não deu detalhes.
As autoridades pontuaram que as chamas em Jasper atingiram uma altura de 121 metros e estavam se movendo a 15 metros por minuto em determinado momento na quarta-feira (24).
Relato de perdas e previsão de chuva
Ashley Kliewer, coproprietária de um restaurante no meio de Jasper, disse que foi informada de que todo o extremo leste da cidade havia queimado.
“Estou absolutamente devastada… Não acho que ninguém retornará a Jasper tão cedo e a vida não será nem perto do que era — é realmente o fim de uma era”, comentou Kliewer à Canadian Broadcasting Corp.
O Jasper Park Lodge, um dos maiores hotéis da cidade, ressaltou que o fogo atingiu sua área. O empreendimento de 400 quartos é administrado pelo Fairmont, um grupo de propriedade da francesa Accor.
A Environment Canada, site do governo que emite alertas climáticos, está prevendo de 10 a 20 mm de chuva para esta quinta-feira, o que pode ajudar os bombeiros.
Incêndios fora de controle no Canadá
Atualmente, há 175 incêndios florestais queimando em Alberta, no Canadá, e mais de 50 estão fora de controle.
Cerca de 10 desses incêndios estão perto da fronteira com a Colúmbia Britânica, onde dezenas de incêndios também estão fora de controle.
O governo federal afirmou em abril que altas temperaturas e florestas secas poderiam gerar um dos piores anos de incêndios no Canadá.
Fogo pode atingir oleoduto
O governo canadense e outras cidades em Alberta estão enviando equipes de emergência. Uma grande preocupação para os socorristas é se o fogo atingir o oleoduto Trans Mountain, que pode transportar 890 mil barris por dia de petróleo de Edmonton para Vancouver.
“Perder estruturas, comunidade, é como perder um amigo próximo… (mas) as pessoas foram salvas e isso é significativo. Podemos encontrar uma maneira de reconstruir”, disse o prefeito de Jasper, Richard Ireland, à CBC.
O incêndio de Jasper pode ser um dos mais danosos em Alberta desde uma conflagração de 2016 que atingiu o centro petrolífero de Fort McMurray, forçando a evacuação de todos os 90.000 moradores. O incêndio destruiu 10% de todas as estruturas da cidade e fechou mais de um milhão de barris por dia de produção de petróleo.
A previsão é de que Fort McMurray receba até 65 mm de chuva no próximo dia, de acordo com a Environment Canada.
Compartilhe: