Um grupo suspeito de coordenar a ocupação irregular de uma área pública próximo à AMBEV e ao Haras Twin Brother, em Cuiabá, é alvo de uma operação realizada nesta sexta-feira (18) pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO).
Segundo o GAECO, algumas pessoas foram presas em flagrante no local. A operação ainda está em andamento.
A investigação teve início a partir de diversas denúncias anônimas encaminhadas à Ouvidoria do MP/MT. A investigação apurou que o grupo, com autorização de uma facção criminosa e auxílio de servidores públicos, conduzia um esquema organizado para tomar ilegalmente a área pública.
Os policiais teriam identificado alguns dos supostos líderes da organização.
Conforme apurado, a área seria dividida em ruas e lotes, cada uma sob responsabilidade de um integrante do grupo, que ficaria encarregado de criar e gerenciar os canais de comunicação específicos – principalmente por meio de aplicativos de mensagens – para organizar a ocupação e repassar informações sobre datas, locais e valores cobrados dos futuros invasores.
Diante das informações, a operação foi realizada pelo MPMT, com base em indícios da suposta prática dos crimes de integrar organização criminosa, esbulho possessório e corrupção passiva e ativa.
As investigações continuar e outras medidas podem ser adotadas conforme o avanço das buscas.
*Esta reportagem está em atualização
-
Advogado e cliente são presos em Cuiabá ao tentar resgatar carro com documento falso
-
IBGE: brancos vivem mais em ruas com calçada, ônibus e asfalto
-
Petrobras reduz em R$ 0,12 o preço do diesel para distribuidoras a partir desta sexta