Guarujá: Defesa Civil pede evacuação de moradores por risco de deslizamento

CNN Brasil


A Defesa Civil emitiu alerta extremo para o Guarujá, litoral sul de SP, na noite desta sexta-feira (31). O órgão orientou que moradores da região do Jardim Vitória, Vila Baiano, Balneário Cidade Atlântica e da Comunidade Cantagalo, saiam imediatamente de casa e sigam uma rota de fuga até um abrigo.

“RISCO ALTO de deslizamentos na sua região. Siga IMEDIATAMENTE a rota de fuga até a Escola Sergio Pereira. Emerg 193 ou 199”, anunciou o alerta do órgão, que foi enviado para todas as pessoas que possuam um aparelho celular com tecnologia 4G ou 5G. Nesta opção o usuário não tem como desabilitar o recebimento do alerta.

Segundo a com a Defesa Civil Municipal, houve três solicitações para deslizamentos de terra na região, uma na Estrada Sta. Cruz dos Navegantes, que ficou obstruída por conta da terra, e as outras duas para a Vila Zilda e Vila Baiana.

As equipes da Defesa Civil Municipal estão se deslocando para os locais. Não há informação de vítimas até o momento. O órgão informou que o monitoramento está sendo realizado pelo Centro de Gerenciamento de Emergências do Guarujá.

Já na capital paulista também chove forte, principalmente em áreas do centro. A prefeitura colocou a cidade em atenção para alagamentos.

 

Este é o segundo alerta extremo enviado ao Guarujá nesta semana por causa das fortes chuvas que atingem a região. Na noite da última quarta-feira (29), os moradores foram surpreendidos com o aviso emitido pelo Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do estado.

A decisão foi tomada levando em consideração o volume de 112mm de chuva registrado em 24h. A prefeitura também acionou a sirene de emergência instalada na Barreira do João Guarda e 22 pessoas foram abrigadas em uma escola municipal.

O local sofreu com um grave deslizamento em 3 de março de 2020, que deixou 34 pessoas mortas. Por volta das 19h42 do dia da tragédia, a Defesa Civil já havia enviado para as cidades da Baixada Santista o alerta de nível severo.

Chuva

A chuva continua forte em áreas do litoral paulista e do interior, com destaque para as regiões de Bauru, Araraquara e Ribeirão Preto. Na faixa leste há uma grande linha de instabilidade desde a região de Sorocaba, passando pelo Litoral Norte, local que exige atenção para as próximas horas, segundo a Defesa Civil do estado de SP.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Bolo envenenado: marido de acusada diz que ainda usa “aliança“ pelo filho

Em depoimento à Polícia Civil, Diego dos Anjos, marido de Deise Moura dos Anjos, principal…

Após 20h de prova, veja quem são os novos líderes do BBB25

Os confinados do BBB 25 deram tudo de si em mais de 20h de Prova…

Hamas liberta reféns em meio a acordo de cessar-fogo

O Hamas libertou neste sábado (1°) dois reféns que estavam presos na Faixa de Gaza…